Coluna do Estadão
13 de setembro de 2019 | 05h00
Não são apenas os governadores do Nordeste e da “esquerda” em geral que temem receber do Executivo federal um tratamento diferenciado (para pior) em repasses e convênios. Os ataques de Jair Bolsonaro a João Doria colocaram em alerta o Palácio dos Bandeirantes. Da parceria do governo paulista com o presidente dependem projetos fundamentais para São Paulo, como a Linha 6 do metrô, a ponte Santos-Guarujá e cursos de capacitação de jovens. Em alguns casos, como em obras da Hidrovia Tietê-Paraná, há ações de interesse do País.
Drible… Após o presidente ter subido o tom publicamente contra Doria, auxiliares do governador têm relatado certa animosidade crescente por parte de ministros de Bolsonaro e de autarquias federais contra projetos do Estado.
…na federação. A aposta de governadores do NE e de outros Estados não-alinhados automaticamente ao Planalto (como Espírito Santo e Rio Grande do Sul por exmplo) é de uma tentativa de ligação direta, por parte do Executivo federal, com os municípios na transferência de verbas.
CLICK. Luciano Huck com os governadores Eduardo Leite (PSDB-RS), Camilo Santana (PT-CE) e Paulo Câmara (PSB-PE) em evento sobre educação em Cingapura.
Por… A equipe técnica do Ministério da Economia tem um esboço de simplificação tributária na manga, que unificaria PIS e Cofins. A turma não vai aguardar a substituição definitiva de Marcos Cintra na Receita para enviar a proposta para a análise de Paulo Guedes.
…partes. A avaliação desses técnicos: vale a pena enviar o texto ao Congresso mesmo que, posteriormente, a nova alíquota seja incorporada pelo IVA já em discussão na Comissão Especial da reforma.
SINAIS PARTICULARES.
Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo
No escurinho. Usando uma máxima bolsonarista, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, diz que construção de base é igual a namoro e, neste momento, está na fase de “levar ao cinema”.
PRONTO, FALEI!
Randolfe Rodrigues, senador (Rede-AP): “Temos crises e uma economia para recuperar. Mas Ernesto Araújo foi aos EUA criticar Lacan e insistir que aquecimento global é conspiração marxista.”
COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA.
Coluna do Estadão:
Twitter: @colunadoestadao
Facebook: facebook.com/colunadoestadao
Instagram: @colunadoestadao
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.