PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Aneel é pressionada a dar explicações sobre reajustes de energia

Foto do author Mariana Carneiro
Foto do author Felipe Frazão
Por Mariana Carneiro , Felipe Frazão , Matheus Lara e Gustavo Côrtes
Atualização:

Parlamentares e auxiliares de Jair Bolsonaro querem que a Agência Nacional de Energia Elétrica controle a rebelião provocada no Congresso pelo reajuste das contas de luz. A agência deu sinal verde a aumentos próximos a 25%, como no Ceará, e agora deputados falam até em criar uma CPI para investigar esses números. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recomendou a deputados que procurem a agência, que por sua vez prometeu detalhar o cálculo usado para autorizar os aumentos. "Há um apetite enorme na Câmara para resolver o problema", diz o deputado Danilo Forte (União-CE), sobre o decreto legislativo que susta os reajustes e que teve 411 votos favoráveis a uma tramitação acelerada.

Aneel é pressionada a dar explicações sobre reajustes de energia. Foto: DIV

PUBLICIDADE

EXPLIQUE. A diretora da Aneel Elisa Bastos foi convocada para dar explicações na Comissão de Energia, na próxima quinta. O novo diretor-geral, Sandoval Feitosa, que chegou ao cargo por articulação do PP de Ciro Nogueira, foi poupado. Deputados alegam que ele tem pouco tempo na função - ele foi nomeado em 18 de abril.

INDEPENDENTE? Feitosa assumirá após o diretor-geral, André Pepitone, ser convidado a entregar o cargo pelo governo. Ele anunciou a saída em fevereiro, mas seu mandato só acaba em agosto.

CLICK. Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PL-SP)

 

Postou foto com os deputados Daniel Silveira e Junio Amaral no Aeroporto de Brasília, um dia após Silveira se recusar a recolocar a tornozeleira.

Publicidade

MEU BOLSO. Em almoço com Rodrigo Garcia (PSDB) ontem, o presidente da Fiesp, Josué Gomes, apresentou um cardápio de investimentos em educação bancados pela entidade e que entram em operação em agosto. Josué ofereceu treinar de graça 600 professores e 400 gestores da rede pública.

PRONTO, FALEI! Felipe D'Avila, presidenciável do Novo

"O caciquismo político sepultou a terceira via. O caciquismo só está interessado na matemática eleitoral de quantos deputados federais vai eleger."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.