PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Alvo da Turbulência é encontrado morto em motel em Olinda

Empresário era "responsável" pela empresa que comprou o avião usado por Eduardo Campos e por firmas que receberam repasses de Youssef

Foto do author Andreza Matais
Por Daniel de Carvalho e Andreza Matais
Atualização:

Alvo de pedido de prisão da Operação Turbulência, deflagrada pela Polícia Federal ontem, Paulo César de Barros Morato foi encontrado morto nesta quarta-feira em um motel em Olinda, região metropolitana do Recife. A Polícia Civil investiga o caso que só será repassado à Polícia Federal caso seja encontrada alguma relação entre a morte e a investigação. A informação foi confirmada à Coluna do Estadão por fontes da investigação. Ele constava da lista de foragidos da Interpol.

PUBLICIDADE

A PF o apontou como "testa-de-ferro" de um esquema de lavagem de dinheiro que desviou R$ 600 milhões. A lavanderia foi descoberta a partir de investigação sobre os proprietários do avião usado pelo ex-governador Eduardo Campos na campanha presidencial de 2014. Uma das linhas apuradas é o uso do esquema de lavagem para caixa dois de campanhas de Campos ao governo, em 2010, e à presidência em 2014, quando disputou como titular da chapa de Marina Silva (Rede).

LEIA MAIS:

Publicidade

Os investigadores apontam Morato como "responsável" pela Câmara & Vasconcelos, empresa que comprou a aeronave que vitimou Campos e é apontada como fantasma pela PF. Essa firma recebeu créditos de quase R$ 19 milhões remetidos pela Construtora OAS.

Ele também seria "ligado a outras firmas receptoras de recursos provenientes das empresas de fachada utilizadas no esquema de lavagem de dinheiro engendrado por Alberto Youssef com relação ao pagamento de vantagens indevidas decorrentes da execução de obras da Petrobrás." Youssef é delator da Operação Lava Jato.

Ele ainda era acusado de cooptar outros laranjas para o esquema. "Não só compõe o quadro societário de empresas fantasmas ou emprestam sua própria conta pessoal para recebimento e movimentação dos recursos espúrios, mas também coopta outros "laranjas" para o mesmo mister."

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.