EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Aliança entre Lula e Bivar esbarra em limitação em Pernambuco

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Lindner
Por Julia Lindner
Atualização:

Um eventual acordo para que o deputado Luciano Bivar (União-PE) desista da pré-candidatura à presidência para apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esbarra em limitações principalmente no reduto eleitoral do parlamentar.

PUBLICIDADE

Pelos cálculos do partido, o União deve conquistar apenas duas vagas na Câmara por Pernambuco, e a expectativa é que elas sejam ocupadas pelos ex-ministros Fernando Coelho Filho e Mendonça Filho, considerados mais fortes eleitoralmente do que Bivar. O União chegou a sugerir que Mendonça Filho disputasse vaga ao Senado, mas ele resiste a essa possibilidade.

O União também tem candidato ao governo do Estado, Miguel Coelho, que insiste em continuar no pleito, o que emperraria uma possível aliança com o PSB de Geraldo Alckmin, vice de Lula.

Luciano Bivar. FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO  

No fio. Aliados de Bivar afirmam, no entanto, que as conversas foram frequentes nos últimos dias - ele e Lula se falaram pelo menos duas vezes ao telefone. O petista em pessoa está conduzindo a negociação.

São Tomé. No PSB e no PT a aliança é vista com menos crédito. Petistas dizem que não abririam mão da candidatura na Bahia, por exemplo, em prol de ACM Neto (União). No PSB, as conversas também são interpretadas como uma tentativa extra do União em pressionar Rodrigo Garcia (PSDB) pela vice em São Paulo.

Publicidade

O presidente do PSL, Luciano Bivar (à esq.) e ACM Neto, presidente do DEM. Com a fusão, siglas formação a União Brasil. Foto: Gabriela Biló/Estadão.

PRONTO, FALEI! Eliziane Gama, senadora (Cidadania)

"O voto das mulheres é a grande preocupação dos candidatos, mas esqueceram de garantir espaço para elas nas chapas majoritárias e nos comandos partidários."

CLICK. Danilo Cabral (PSB), candidato ao governo de PE

 

Tirou selfie com Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio. Os dois Estados estão no centro do atrito da aliança entre PT e PSB.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.