PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Alcolumbre vai visitar praias do Nordeste afetadas por óleo como presidente em exercício

Por Juliana Braga
Atualização:

Manchas de óleo aparecem na praia de Carneiros, em Pernambuco Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/EFE

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, irá visitar as praias do Nordeste afetadas pelo derramamento de óleo na próxima quinta-feira, 24. Davi irá na condição de presidente da República em exercício, já que o presidente Jair Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estarão em viagens internacionais.

PUBLICIDADE

A ideia é ir aos três Estados em situação mais crítica, acompanhado de parlamentares da região e de ministros de Estado. Ele encomendou um relatório para saber quais foram as regiões mais afetadas e, com base nele, prevê ir a Alagoas e Sergipe. O terceiro deve ser Pernambuco, mas ainda está sob análise.

A ida de Alcolumbre coincide com o momento em que governadores do Nordeste criticam a ineficácia das ações tomadas pelo governo federal. No último sábado, o governador da Bahia, Rui Costa, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, trocaram acusações no Twitter.

No domingo, 20, a Marinha fez a primeira coletiva de um ente federal sobre a situação nas praias -- 48 dias após o primeiro registro. O almirante de esquadra Leonardo Puntel, afirmou que a União cobrirá os custos de Estados e municípios que trabalham para limpar a costa. (Juliana Braga)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.