EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Alckmin muda tática e agora vai bater no PT

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Geraldo Alckmin (Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)  

A campanha do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) quer intensificar os movimentos para atrair o eleitorado de Jair Bolsonaro (PSL) sem atacá-lo diretamente. A saída é vender a ideia de que votar em Bolsonaro pode ajudar a eleger o candidato do PT. Isso porque no segundo turno seriam "todos" contra Bolsonaro. A aposta é que o discurso do voto útil pode atrair os eleitores antipetistas do capitão reformado. A proposta de atacar o PT e não Bolsonaro é defendida na campanha tucana por aliados políticos e também por empresários.

PUBLICIDADE

Não pode com eles... Aliados de Alckmin pressionam a campanha do tucano a realçar na propaganda eleitoral de rádio e TV que ele, assim como Bolsonaro, também tem um perfil de gestor com autoridade para tomar decisões firmes.

Nicho detectado. Com 5% na pesquisa Estadão/Ibope, no cenário sem Lula, Alckmin tem recebido conselhos de deputados federais que, em campanha pela reeleição, conversam diariamente com o eleitor e pedem por mudanças nas políticas públicas.

Meu voto. O ex-presidente Lula requereu à superintendência da PF em Curitiba o direito de votar para presidente nas eleições. Com isso, ele aguarda que seja instalada urna eletrônica na unidade.

Nunca antes... O pedido de Lula já foi encaminhado pela PF à juíza da Vara de Execuções Penais, que deve consultar o TSE. Se for aceito, será a primeira vez na história. Como nas superintendências deveriam ficar apenas presos provisórios, não há local de votação.

Publicidade

Quer mudar? O ideal, dizem policiais, é que Lula, por ser preso condenado, seja levado para um presídio, onde poderá votar.

E o Aécio? A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ontem que o ministro Luís Roberto Barroso publique logo o acórdão do julgamento no qual o STF aceitou a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Na gaveta. A formalidade é necessária para que a PGR possa iniciar a instrução penal, ou seja, as investigações de fato. Ela destaca que já se passaram quatro meses do julgamento. Aécio é candidato à Câmara dos Deputados.

Vai e vem. O Denatran suspendeu, ontem, a Portaria 183, que regulamenta a digitalização da carteira de motorista. Promete editar até quarta uma mais ampla.

Eu? A Valid, indústria gráfica de CNH, nega que tenha procurado Romero Jucá, para pedir a suspensão da norma e manter o monopólio.

Publicidade

Homem de família. Candidato ao Senado em Alagoas, Maurício Quintella Lessa (PR) escolheu Luiz Romero Farias para 1.º suplente. Ele é irmão de PC Farias, ex-tesoureiro do ex-presidente Fernando Collor.

CLICK. Manuela d'Ávila entrou na brincadeira da Ursal e em seu aniversário ganhou bolo inspirado na 'entidade', que virou piada nas redes após Cabo Daciolo citá-la em debate.

Manuela d'Ávila. Reprodução Instagram  

OS PRESIDENCIÁVEIS

SINAIS PARTICULARES. Alvaro Dias, candidato do Podemos; por Kleber Sales.  

Tá quase. A Procuradoria da República no DF finaliza detalhes de nova denúncia nas Operações Sépsis e Cui Bono? Vai mirar operações de quatro empresas já investigadas nas vice-presidências da Caixa que eram comandadas por Geddel Vieira Lima e Fábio Cleto.

Fantasma. O senador Jader Barbalho (MDB-PA) votou em 4 e faltou a 54 sessões do Senado neste ano. Candidato à reeleição, ele gravou vídeo rebatendo críticas. "Senador que comparece todos os dias, mas não vai aos ministérios negociar recursos para obras, não tem influência."

Publicidade

PRONTO, FALEI!

Presidenciável Marina Silva (Rede) Foto: Fabio Motta/Estadão

"Não desejo a ele o que aconteceu comigo em 2014 porque minha religião não permite rogar praga", DA CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, MARINA SILVA (REDE), citando Bolsonaro, que deve ser o principal alvo da eleição na TV.

COM REPORTAGEM DE NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABOROU BRENO PIRES.

Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao