EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Ajustes no sistema do MEC adiam conclusão de inscrições no Fies para dia 15

_

PUBLICIDADE

Por Luísa Martins
Atualização:

O início do prazo para que os pré-selecionados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concluam suas inscrições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) começaria nesta sexta-feira, 1º, mas foi adiado para o dia 15. O atraso ocorreu porque houve a necessidade de "ajustes no sistema".

PUBLICIDADE

O ministro Mendonça Filho, cumprindo agenda em Aracaju (SE), teve de voltar emergencialmente a Brasília para acompanhar a situação no Ministério da Educação (MEC). O problema no sistema se refere à comprovação de renda dos pré-selecionados, que somaram 294 mil no fim das inscrições, na quinta-feira.

Antes, os candidatos aptos ao Fies deveriam ter até 2,5 salários mínimos de renda familiar mensal bruta per capita (R$ 2.200). Em 16 de junho, o MEC anunciou que ampliaria o limite de renda para até 3 salários mínimos (R$ 2.640). Porém, segundo apurou o Estado, o sistema ainda não ajustou a fórmula de cálculo para se adaptar à alteração.

Serão ofertados, neste ano, 75 mil financiamentos. Quem não foi selecionado entra automaticamente em uma lista de espera. As vagas que não forem preenchidas seriam apresentadas aos candidatos em lista de espera em 4 de julho - mas o adiamento da conclusão das inscrições, em efeito-cascata, também vai atrasar este cronograma para o dia 22.

Depois de se inscrever no SisFies, o estudante ainda deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino para a qual foi selecionado e procurar um agente financeiro do Fies, programa que financia cursos superiores em instituições privadas a taxa de juros de 6,5% ao ano.

Publicidade

Após ser procurada pelo Estado, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC informou, em nota, que "a mudança no prazo de inscrição não compromete o processo de financiamento".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.