PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Agronegócio se mobiliza contra ação no Supremo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Plenário do STF  

A perspectiva de que o Supremo possa acolher os argumentos de uma ação direta de inconstitucionalidade que questiona benefícios tributários concedidos aos defensivos agrícolas mobilizou o setor agropecuário. A Adin, apresentada pelo PSOL, deverá ser votada na próxima quarta-feira: pede a retirada dos agrotóxicos do "Convênio 100/97" do Conselho Nacional de Política Fazendária, que terá como consequência o aumento dos impostos cobrados para esses produtos. A Agricultura calcula impacto de até R$ 12 bilhões para os produtores rurais.

PUBLICIDADE

Assim não. Para o ministério, a premissa do PSOL está errada. O aumento do custo dos insumos não resultará em redução de seu uso: eles são considerados essenciais para a produção.

Nº 1. A Agricultura argumenta ainda que os incentivos fiscais para o setor são um dos fatores que levaram o País a ser campeão mundial de produção agrícola.

Mais caro. A pasta calcula também que, se a Adin for acolhida pela Corte, o impacto no custo de produção pode chegar a 10% e a 5% do valor bruto da produção agrícola nacional.

Para entender. O "Convênio 100/97" reduz a base de cálculo do ICMS para insumos agropecuários e autoriza os Estados a isentar o tributo a esses produtos.

Publicidade

Ai. Para Christian Lohbauer, presidente executivo da CropLife Brasil, que reúne entidades do setor, os pequenos produtores são os que mais sentirão os efeitos de mais impostos.

Audiência. O ministro Edson Fachin, relator do caso, se reuniu na tarde de ontem com Tereza Cristina (Agricultura) e com o advogado-geral da União, André Mendonça, que tem acompanhado o assunto.

Com a palavra. Para o advogado do PSOL, João Alfredo Telles Melo, o argumento do agronegócio é falacioso e a desoneração gera perda de arrecadação para os Estados.

Tio Sam. O dólar alto não costuma assustar os ministros de Bolsonaro: Sérgio Moro passeou com a família em Washington em julho e Onyx Lorenzoni também passou parte das férias na capital americana, no início deste ano.

SINAIS PARTICULARES. Sérgio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública

Publicidade

Ilustração: Kleber Sales  

Vamos lá? O deputado Paulinho da Força (SD-SP) reuniu Murilo Portugal (Febraban), Robson de Andrade (CNI) e dirigentes da CUT e da Força Sindical na casa de Rodrigo Maia nesta semana. Discutiram apoio à PEC sindical na Câmara, cuja comissão especial deve ser instalada depois do carnaval.

Plano B. Apesar de ter sido excluído do relatório da CCJ, o gatilho que impõe a obrigatoriedade da contribuição no caso de o empregado querer se beneficiar de acordo coletivo pode voltar na comissão especial, dizem deputados.

CLICK. Michelle Bolsonaro chegou ontem sem o presidente ao casamento da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) em Brasília. Ela usou um vestido de paetês off-white.

 Foto: Camila Turtelli/Estadão

Foco. Alexis Fonteyne (Novo-SP) foi o deputado federal que mais destinou emendas para o saneamento. "Em sintonia com que o Brasil precisa para sair dessa situação medieval", diz.

Inovação. A Câmara de Diadema (SP) aprovou lei que permitirá à Sabesp, conhecida pelo tratamento e abastecimento de água, tratar os resíduos sólidos urbanos da cidade. O foco é a destinação final do lixo e seu reaproveitamento em geração de energia e não inclui a coleta, que continuará a cargo do município.

Publicidade

PRONTO, FALEI!

 Foto: AMB/Divulgação

Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB): "É inadmissível, na democracia, mentir à CPI e difamar uma jornalista por ser mulher. A AMB espera apuração imediata do caso."

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABORARAM JOSÉ FUCS E BEATRIZ BULLA.

Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao