EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Ademir Sobrinho, chefe do Estado-Maior: 'Temos de nos preparar para terror nos Jogos'

-

PUBLICIDADE

Foto do author Andreza Matais
Por Andreza Matais
Atualização:

 

 

Ilustração: Kleber Sales

 

PUBLICIDADE

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante de esquadra Ademir Sobrinho, afirma que o terrorismo é uma preocupação na Olimpíada. Muitos alvos de grupos radicais vão desembarcar no Brasil. Diante disso, o pessoal que vai lidar com os visitantes foi treinado para identificar lobos solitários e outras medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança de atletas e espectadores. "Não podemos dizer que não há probabilidade de um ataque terrorista. Temos que nos preparar para a pior situação. É o que estamos fazendo."

Integração Esse é o sétimo grande evento internacional que está ocorrendo. Nós vamos trabalhar integrando as três áreas: inteligência, segurança pública e defesa. Estamos integrados do nível tático até o estratégico.

Terrorismo A ameaça terrorista hoje é latente em todo o mundo. Muitos alvos desses terroristas estão vindo para o Brasil. Se bem que o terrorismo hoje, eu diria, nem tem mais alvos específicos. Eles querem mostrar a causa. Então nós não podemos dizer que não há probabilidade de ter um ataque terrorista. Nós temos que nos preparar para a pior situação e é isso que estamos fazendo.

Combate ao terrorismo Trabalhamos junto com os órgãos de segurança pública no enfrentamento ao terrorismo e com a Defesa Civil para a defesa química, bacteriológica, nuclear e radiológica. Inclusive, três hospitais das Forças vão atender a qualquer acidentado, ou qualquer pessoa que seja afetada por um desses elementos.

Publicidade

Lobos solitários Nós temos que nos preparar para tudo. Realmente, é muito difícil a detenção de um lobo desses. Estamos conscientizando as pessoas que vão trabalhar diretamente com o público, mostrando indícios que podem significar alguma coisa estranha, chamar atenção, que possa ser relacionada com uma ameaça. E essas pessoas comunicarão a um órgão central, isso já foi estipulado.

Disque terror O pessoal de hotéis, de aeroportos, de shopping centers, de táxis, de transporte coletivo têm um número que eles poderão ligar para informar sobre qualquer indício de alguém com característica de um lobo solitário. O treinamento ocorre nas cidades do futebol e no Rio de Janeiro.

Espaço aéreo Atuaremos no controle aéreo desde o início, inclusive existirão áreas onde será proibido voo durante as competições. O aeroporto de Jacarepaguá estará fechado porque a Vila Olímpica está ao lado dele. A precaução é para evitar que uma aeronave seja jogada contra uma instalação.

Galeão e Santos Dumont Qualquer voo com destino ao Galeão ou o Santos Dumont passará por um controle no aeroporto de partida. Os voos regionais terão que pousar antes para ter esse controle. Por exemplo, uma aeronave que saia de um aeroporto pequeno, que não tenha esse controle de raio-x ou de identificação das pessoas, durante o horário das competições ela só pode entrar no Rio de Janeiro se ela passar num local onde possa fazer esse controle. Os voos comerciais normais já têm esse controle na entrada do aeroporto.

Helicóptero Dentro da área que a gente chama de vermelha ninguém poderá voar durante as competições. Isso é cerca de quatro a cinco quilômetros dos locais onde estão sendo os jogos.

Publicidade

Drones Está proibido. Não é bom levar. Nós vamos recolher esse drone, vamos interferir, fazê-lo pousar, recolher e a pessoa está sujeita à legislação em vigor.

PUBLICIDADE

Violência no RJ Estamos acabando de fechar a delimitação dos locais onde estremos ostensivamente. Creio que na semana teremos autorização presidencial. A nossa atuação será naquilo que interfere na realização da Olimpíada, principalmente dos jogos. Mas logicamente que o público é uma preocupação.

Ajuste fiscal Em nenhum momento houve falta de recursos para a preparação da segurança da Olimpíada.

Segurança fronteiras Nós estamos montando um sistema de vigilância, mas é um sistema dual - militar e para segurança pública também. O módulo piloto, que é no Mato Grosso, está em fase de teste, mas é dual.

Entrevista a Andreza Matais 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.