EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Militares também querem comando da Infraero

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Brigadeiro Hélio Paes de Barros Junior. FOTO: Roque de Sá/Agência Senado  

Militares articulam para colocar o brigadeiro Hélio Paes de Barros Junior na presidência da Infraero. A movimentação não é bem recebida pela equipe do futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para quem a presença de um militar no comando da empresa pode atrapalhar o processo de privatização, uma determinação do presidente eleito, Jair Bolsonaro. O brigadeiro é diretor da Agência Nacional de Aviação Civil e tem mandato até 2021. O atual presidente, Antonio Claret, foi indicado pelo chefe do PR, Valdemar Costa Neto.

PUBLICIDADE

Tudo dominado. Dos 22 ministros do futuro governo Bolsonaro, sete têm formação militar. Incluindo o general Santos Cruz, escalado para fazer a interlocução política com o Congresso.

Vai... Em reunião com a bancada do PSD, anteontem, Bolsonaro contou ter recebido de auditores voluntários relatório que aponta que 70% do déficit do INSS pode ser resolvido combatendo fraudes no sistema.

...e vem. Cinco deputados do PSD relataram à Coluna que, diante disso, o presidente eleito voltou a minimizar o problema. E aproveitou para cutucar o PT, a quem acusa de ter causado o déficit ao lotear cargos na área.

Faxina. Futuro superministro da Economia, Paulo Guedes autorizou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a fazer um pente-fino nos contratos do banco, mesmo que isso acarrete pressão de políticos.

Publicidade

SINAIS PARTICULARES: Paulo Guedes, futuro ministro da Economia; por Kleber Sales  

Vida nova. Um ministro do Supremo antevê problemas para Sérgio Moro diante da polêmica envolvendo movimentações atípicas de um ex-assessor de Flávio Bolsonaro, que repassou cheque para a futura primeira-dama Michele Bolsonaro.

Sem mira. Observa que Moro aceitou a vaga com a condição de que ministros denunciados serão exonerados. Mas não recebeu aval para "demitir" o filho e a mulher do presidente.

Siga o dinheiro. Uma das suspeitas dos investigadores é que servidores repassavam parte do dinheiro para o senador eleito. Um delegado da PF diz que não é crime fazer doação. Mas que o rumo da história vai depender das circunstâncias.

Muda mais. Em mensagem de despedida à bancada do MDB na Câmara, o deputado federal João Arruda (PR) fez um alerta. "Nosso partido vai viver momentos difíceis e precisamos urgentemente pensar em alternativas para melhorar a imagem da legenda."

Lado B. A aliados, Arruda, que não se reelegeu, justificou a previsão. Disse acreditar que correligionários serão presos em 2019.

Publicidade

He's back. Carlos Bolsonaro passa a semana em Brasília. Está de volta à equipe de transição.

CLICK. Presidente da Assembleia de São Paulo, Cauê Macris, já começou a distribuir convites para a posse de João Doria e Rodrigo Garcia como governador e vice.

FOTO: Reprodução  

Sem freio. Bolsonaro está com ideia fixa de ir ao Fórum Mundial de Davos, em janeiro. Para isso, teria de adiar a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia. A família é contra. Hoje, ele passará por exames no Einstein, em São Paulo.

Só subindo. Mais dois deputados derrotados nas urnas vão ser acomodados no governo Bolsonaro. Valdir Colatto (MDB-SC) vai assumir cargo no Ministério da Agricultura e Darcísio Perondi (MDB-RS) na Saúde. Na Casa Civil, Onyx Lorenzoni acomodou seis nomes.

PRONTO, FALEI! 

Publicidade

 

"Quem quiser vaguinha, quem quiser trem da alegria, faça concurso na Casa", DO DEPUTADO DELEGADO WALDIR (PSL-GO), sobre manobra na Câmara para promover agentes de polícia de nível médio para superior.

COM REPORTAGEM DE NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABOROU TÂNIA MONTEIRO

Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.