PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Transformando a gestão pública brasileira e fortalecendo a democracia

Serenidade e esperança para o Brasil

Por Cézar Rogelio Vasquez é ex-Diretor Superintendente do Sebrae/RJ , atua como consultor em Empreendedorismo , Políticas de Desenvolvimento. Ele é engenheiro de produção pela UFRJ e mestre em engenharia d
Atualização:

Em artigo reproduzido no Jornal O Valor, de 12 de julho último, Dan Rodrick (Professor de Política Internacional Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard) formula a frase que eu queria ter escrito. "Será a cultura ou a economia? Essa pergunta molda boa parte da discussão sobre o populismo contemporâneo". E da mesma forma que eu faria, ele contesta as duas visões, mostrando que pode haver entre elas mais complementariedade do que contradições.

PUBLICIDADE

Do ponto de vista cultural haveria uma reação com a valorização de conceitos mais conservadores de família, de nação, comunidade, gênero e religião, em contraponto a uma visão mais secularista, individualista, desenraizada e adepta da diversidade. É como se, sentindo-se desorientada com o rumo da vida e dos costumes, uma parcela da população se voltasse para valores tradicionais e buscasse uma inserção social pela via do nacionalismo exacerbado e da religião. Os já famosos bordões "menino veste azul e menina veste rosa", "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", "Terrivelmente evangélicos" ou posições mais militantes contra "doutrinação nas escolas", são exemplos disso.

Do ponto de vista econômico a questão central seria o empobrecimento da chamada classe média tradicional, identificada com postos de trabalho em extinção ou transformação, e a perda relativa de competitividade de setores de determinadas economias nacionais (maior competitividade da China em áreas industriais e nas importações dos EEUU, por exemplo). Fenômenos decorrentes dos impactos da transição para a economia do conhecimento que traria consigo o aumento da desigualdade nos países desenvolvidos, o aumento do custo devida nas cidades polo da nova economia, expressa numa contradição entre grandes centros e pequenas cidades; os requisitos educacionais cada vez mais intensos no mundo do trabalho. No Brasil essas questões se colocariam de outra forma. Um resultado imediato da crise a partir de 2014, do desemprego e da frustração de enormes segmentos da população que haviam ascendido socialmente. Sem falar na crise do setor público com enormes impactos para a qualidade de vida da maioria da população e para o ambiente de negócios.

O que não faltam são estudos interessantes e fortes argumentos. Desde o possível afastamento dos "progressistas", ao exagerar na política de identidades, de uma política capaz de representar os interesses da cidadania como um todo ("O Progressista de Ontem e o do Amanhã" de Mark Lilla), a ênfase a falência da representação política tradicional na era da comunicação instantânea, das redes sociais e das "fake news" ("Como as Democracias Morrem", de Steven Levinsky e Daniel Ziblatt). O ressentimento e a raiva no livro de Pankaj Mishra, "Age of Anger". Para o autor "O ressentimento pode parecer uma consequência natural da busca mundial de riqueza, poder, status e da excitação estéril imposta pelo capitalismo global. ... A mídia digital aumentou inquestionavelmente a tendência humana de comparar constantemente a sua vida com as vidas dos aparentemente afortunados. .... Mas o palpável o extremismo no desejo, discurso e ação no mundo de hoje também deriva de algo mais insidioso do que a desigualdade econômica e desajustes na sociabilidade ... o descompasso entre expectativas pessoais, intensificado por uma ruptura traumática com o passado, e a cruel indiferença das lentas mudanças da realidade... a maioria das pessoas descobre que as noções de individualismo e mobilidade social são irrealizáveis na prática."

>> Conheça boas práticas no Setor Público

Publicidade

Numa outra, linha Torben Iversen e David Soskice em "Democracia e Prosperidade" argumentam que existe uma simbiose nos países altamente desenvolvidos. "A democracia reforça positivamente o capitalismo avançado, e o bom funcionamento do capitalismo avançado reforça o apoio democrático." E dessa visão derivam três ideias:

1) O papel central do estado;

2) A preocupação de significativa parte do eleitorado de com a competência na gestão econômica dos governos;

3) A imersão geográfica do capitalismo avançado nos estados nação mais desenvolvidos.

Mesmo reconhecendo as dificuldades do presente, que para eles são desajustes temporais oriundos da transição para a economia do conhecimento, os autores acreditam numa perspectiva positiva. Apesar de toda a turbulenta história do século XX o capitalismo promoveu uma enorme prosperidade. A economia do conhecimento, a despeito dos desequilíbrios gerados, permitiu avanços impensáveis na sociedade em menos de 50 anos. A reinvenção democrática do capitalismo, ao contrário da ênfase nas disfunções, deve ser o alvo do debate atual. Desta forma eles estão focados na busca de alternativas de desenvolvimento que voltem a proporcionar esperança à classe média e seja capaz de trazer o eleitorado para o lado de uma política distante de extremismos e com eficiente gestão econômica.

Publicidade

PUBLICIDADE

Enquanto isso por aqui. As turbulências que têm sido geradas pelas declarações mal postas e iniciativas sem bom senso que emanam da Presidência da República, se misturam com o esforço para dar curso a uma agenda mínima de reformas. Pouco a pouco surge o sentimento de que o país precisa mesmo é de serenidade. Na prática vamos aprendendo que a estabilidade democrática é quem comanda o caminho do desenvolvimento sustentável. E que para isso é necessário construir opções longe dos populismos.

Opções que precisam ir além das necessárias reformas, do imprescindível equilíbrio fiscal, e do receituário econômico liberal. Que incorpore também novos caminhos para a retomada do desenvolvimento e da redução da desigualdade. Que renove a esperança no futuro. E transmita a certeza de que o esforço pessoal será recompensado com melhoria de vida para cada cidadão ou cidadã, e sobretudo para seus filhos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.