Gisele Tamamar
A empresa aérea WebJet cancelou ontem quase metade dos voos, por causa de problemas com a escala de trabalho dos funcionários. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu intervir e suspendeu a venda de bilhetes da companhia para voos programados até a sexta-feira. O prazo ainda pode ser estendido, caso a WebJet não ajuste a escala.
Apenas 40 dias após a Gol apresentar o mesmo problema, 40,6% dos voos da Webjet foram cancelados até as 18 horas de ontem. Outros 28,7% registraram atraso de mais de meia hora.
A própria companhia informou, por meio de nota, ter sido obrigada a reduzir o número de decolagens na última semana de setembro para cumprir a legislação que regula os limites de trabalho da tripulação - de acordo a Lei do Aeronauta (7.183/84), por questões de segurança operacional, um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de voo por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano.
Segundo a empresa, o principal motivo da crise foi a perda de copilotos para a concorrência. A Webjet é a quarta maior empresa do segmento no País, com 5,82% do mercado doméstico, pouco atrás da Azul.
Ainda assim, a companhia não tem planos de ampliar sua frota até o fim deste ano e nem renová-la no curto prazo - a média de idade das aeronaves é de 17 anos, quase o triplo da idade dos aviões dos concorrentes. Ontem por exemplo, um avião da Webjet passou por manutenção não-programada, o que complicou ainda mais a situação.