Veja que cuidados tomar na hora de comprar um celular

Marcelo Moreira

09 de abril de 2009 | 22h21

Ao comprar um aparelho celular, é importante que o consumidor tome certos cuidados para evitar transtornos.

É necessário, por exemplo, conhecer o contrato e estar de acordo com as condições impostas pela empresa, como aspectos relacionados ao tempo mínimo de permanência em um plano ou se há multa para desbloqueio do aparelho antes do prazo de carência.

Estar ciente das vantagens oferecidas na aquisição do aparelho e dos pacotes promocionais disponibilizados também contam como ponto positivo para o consumidor.

Em caso de abusos ou não cumprimento do contrato, acione primeiro a operadora e exija um protocolo. Em seguida, acione a Anatel e depois um órgão de defesa do consumidor. E, se o aparelho vier com defeito, a empresa tem 30 dias para realizar o reparo.

Do contrário, o cliente tem o direito de receber um produto novo ou seu dinheiro de volta. O artigo que regulariza esses casos é o 18 do Código de Defesa do Consumidor.

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