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Unidos para divulgar informação

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Eleni Trindade

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O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) firmou uma parceria com o Centro de Integração da Cidadania (CIC) para divulgar informações úteis aos consumidores. O projeto é o "Educação para o Consumo", a ser desenvolvido nos 10 CICs do Estado.

Na edição do dia 13/2 do Seu Dinheiro, o superintendente do instituto, Antônio Lourenço Pancieri, antecipou essa intenção de trabalhar em conjunto com o CIC para divulgar informações.

O primeiro evento será no dia 20 no posto CIC Oeste, Parada de Taipas, Zona Norte, com o tema Têxteis, que será levado ainda aos outros 9 postos do centro. Outros temas serão abordados durante o ano. "Vamos mostrar aos consumidores como é a fiscalização, o que ele deve observar na hora das compras e quais são seus direitos", destaca Pancieri.

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As atividades são conduzidas por técnicos de fiscalização do Ipem-SP por meio de palestras, apresentações de equipamentos, demonstrações e distribuição de materiais educativos. "Estamos preocupados com a qualidade das informações e esperamos que os participantes propaguem esses conceitos em suas comunidades", acrescenta ele.

O coordenador dos CICs, Eduardo de Lima Caldas, destaca que o projeto pretende valorizar a defesa da cidadania e da justiça."Será um espaço para troca de idéias e articulação da comunidade em prol de seus direitos, pois questões que parecem ser individuais serão tratadas coletivamente", diz ele.E essa parceria é apenas o começo, pois ele conta que a idéia é estreitar ainda mais os laços entre as entidades subordinadas à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania.

"O Procon também está participando com plantões de dúvidas uma ou duas vezes por semana, dependendo da unidade do CIC, para tirar dúvidas e registrar queixas dos cidadãos sobre consumo."

Balança e bombas lideram 1º ranking do ano

O primeiro ranking da Ouvidoria do Ipem-SP de 2007 registrou 794 solicitações. Foram reclamações, pedidos de informação e denúncias sobre 47 produtos, 56 instrumentos e 9 oficinas de manutenção. O índice de aprovação dos serviços da Ouvidoria foi de 92%.

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O levantamento atual destaca as oficinas de manutenção de instrumentos entre os itens citados no atendimento da Ouvidoria porque elas são responsáveis pelo conserto de balanças e outros instrumentos. "Esses estabelecimentos estão sendo constantemente vistoriados pelo Ipem, pois as irregularidades vêm crescendo", explica o ouvidor Fábio Floret, que assumiu o cargo no dia 15 de janeiro e já trabalha há 25 anos no instituto.

Os primeiros colocados entre os mais reclamados não diferem muito do que a Ouvidoria está habituada a a tender: balança (17,3%) e bomba de combustível (14,5%).

Segundo Floret, o motivo é que esses itens têm um alto valor agregado e são bastante destacados na mídia. "As pessoas ficam mais atentas a eles e, por isso, reclamam", diz.

Em seguida, aparecem hidrômetro (12,7%) e pão de sal (12,7%). Todas as reclamações sobre sacos de lixo (3), cola (3) e formulário contínuo (1) resultaram em autuações, isto é, as queixas dos consumidores mostraram-se corretas.

Os mais autuados foram pão de sal, saco de lixo e cola plástica com 15% cada um.

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