PUBLICIDADE

Último fim de semana para declarar o imposto de renda

PAULO DARCIE - JORNAL DA TARDE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, cerca de 8 milhões de contribuintes, ainda não prestaram as contas com o Leão. O prazo termina à meia noite de quinta-feira, dia 30.

PUBLICIDADE

Quem deixou para a última semana ainda tem o sábado e o domingo para mergulhar na papelada com mais tranquilidade, além de evitar deixar para muito perto do encerramento.

A declaração referente ao ano de 2008 é obrigatória para o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 16.473,72 no ano passado. A Receita Federal estima que 25 milhões de pessoas devem declarar neste ano. Até as 11h de ontem, 24 de abril, a Receita havia recebido 14.623.970 declarações.

"Nos anos anteriores o sistema da Receita não suportou o tráfego no último dia e muita gente teve problemas na hora de enviar o arquivo", afirma Heloísa Harumi Motoki, da consultoria contábil Confirp.

"Quando a declaração é entregue, o sistema da Receita tem que validar alguns dados, o que pode demorar um pouco. Se no último minuto der erro na validação, não dá tempo de tentar de novo", diz.

Publicidade

Ela recomenda o esforço no fim de semana, pois caso o contribuinte perceba a falta de algum documento, ainda dá tempo de providenciá-lo até quinta-feira. "Se estiver faltando um recibo, por exemplo, na última hora, não dá tempo de ligar para quem o emitiu."

Antes de começar a preencher a declaração, é essencial se certificar de que todos os informes de rendimento estão à mão. O professor de direito financeiro da USP, Estevão Horvat, recomenda que o trabalho seja feito em um lugar tranquilo para evitar distrações e erros. "Procure organizar os documentos de acordo com a ordem deles nos programas de declaração, colocando-os em pilhas separadas", sugere.

Mas, se ainda faltar algo, Heloísa recomenda a entrega, mesmo que incompleta. "Entregue com o máximo de dados possível. O que faltar vai depois, em uma retificadora", sugere. Assim o contribuinte evita multa, que vai de R$ 165,74 a 20% do imposto devido. Na retificadora, não há como trocar o modelo da declaração.

O site da Receita não recebe declarações entre 1h e 5h da madrugada. Já o programa de preenchimento pode ser baixado a qualquer hora, inclusive nesse período. Mais informações pelo telefone 146, que funciona das 8h às 20h, exceto amanhã, 25 de abril.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.