TV paga é cobrada pela Anatel

Marcelo Moreira

28 de setembro de 2012 | 16h10

ANNE WARTH

As operadoras de TV por assinatura se comprometeram a apresentar em até 30 dias um plano de ação para melhorar os indicadores de atendimento ao consumidor. Convocadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), GVT, Net, Embratel, Oi e Sky enviaram representantes a Brasília para discutir formas de atender as metas propostas pelo órgão regulador.

A preocupação da Anatel é com o descolamento entre o aumento da base de assinantes e a quantidade de reclamações feitas por clientes. Em agosto, 15,1 milhões de domicílios no País contavam com o serviço de TV por assinatura, um crescimento de 30% em relação ao mesmo mês de 2011.

Enquanto isso, as reclamações quase dobraram. Em janeiro de 2011, 7 mil queixas contra o serviço de TV por assinatura foram registradas na Anatel, número que subiu para 13 mil em abril deste ano.

As principais são em relação à cobrança indevida, falhas no serviço de instalação e reparo e qualidade de atendimento, explicou o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia. “Identificamos que, apesar de o setor estar crescendo na faixa de 30%, um nível chinês, as reclamações estão crescendo na faixa de 100%, o que é inaceitável. Está descolado, três vezes mais. Não faz sentido. Devido a essa situação, chamamos as empresas para que apresentem planos de ação.”

No ranking de prestadoras de TV por assinatura de abril, a empresa com maior nível de reclamações a cada mil assinaturas foi a Oi, com 2,682; seguida por TVA, 1,446; Sky, com 1,194; Telefonica TV Digital, 0,936; Embratel, com 0,851; e Net, com 0,656. A meta da Anatel é 0,65.

Apesar de não ter cumprido a meta da Anatel, a Telefonica não foi chamada para apresentar planos de ação. Maia esclareceu que a empresa poderá ser convocada em breve. “Como eu estava olhando números de julho deste ano, pode ser que tenha passado batido nos números da Telefonica. Vou revisitar esses números.”

Segundo a Anatel, a maioria das reclamações de clientes da Oi diz respeito à cobrança e atendimento ao consumidor. No caso da Embratel, Net e Sky, foi a quantidade de queixas por cobrança indevida. A GVT teve um problema significativo em Belo Horizonte, onde a empresa atuava com profissionais terceirizados e sem habilitação adequada para reparo. “Cada empresa foi pior em um determinado item. Por isso, não demos uma solução plana para todo mundo”, explicou o superintendente da Anatel.

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