Toyota divulga nota de esclarecimento sobre problema do tapete do Corolla

Marcelo Moreira

26 de abril de 2010 | 17h19

LÚCIA CAMARGO NUNES – JORNAL DA TARDE

 A Toyota está divulgando uma nota de esclarecimento sobre o problema de fixação do tapete em modelos Corolla, o que estaria levando à tal da aceleração involuntária.

A empresa “acredita” que a nova geração do Corolla, produzido a partir de abril de 2008, “não apresenta qualquer risco ou defeito que possa vir a causar aceleração involuntária.”

Porém, o mau posicionamento ou instalação incorreta do tapete do motorista genuíno ou o uso do acessório não original – que dizem ser incompatível com o projeto do veículo – podem afetar o retorno do pedal do acelerador.

O modelo genuíno, do qual a montadora se refere, possui presilhas de fixação. Mas se por qualquer motivo as presilhas não estiverem fixadas, o tapete pode escorregar e prender o acelerador.

Na nota, a Toyota diz que “lamenta profundamente o fato de que alguns incidentes possam tirar a tranqüilidade dos proprietários do Corolla Nova Geração e, com o objetivo de promover completo esclarecimento e orientação correta aos seus clientes quanto ao uso do tapete, tomou a iniciativa de, junto ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), realizar uma campanha de chamamento preventiva com seus clientes proprietários do veículo Corolla Nova Geração fabricado a partir de abril de 2008.”

A convocação às concessionárias ocorrerá nos próximos dias. A empresa pretende verificar o sistema de fixação do tapete, informar os motoristas sobre a importância dessa fixação e eliminar eventuais não conformidades.

 

 

Tudo o que sabemos sobre:

RecallToyota

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.