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Telefonia: entenda antes de contratar

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Eleni Trindade e Maíra Teixeira

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Você sabe como funcionam os serviços do telefone fixo e como contratá-los da forma correta para evitar gastos desnecessários? Transferência de chamada, caixa postal e pacotes de minutos são alguns dos vários exemplos disponíveis. Úteis na maioria das vezes, podem confundir o consumidor se as informações sobre eles não forem claras.

Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, recomenda ao consumidor acompanhar a conta de perto para entender as taxas cobradas, pois alguns valores menores podem passar despercebidos e fazer diferença no final do mês. "O consumidor tem de autorizar as cobranças e buscar o máximo de informações possíveis sobre os serviços, o que é uma obrigação da empresa, conforme o Código de Defesa do Consumidor", destaca. "Se houver dúvida na cobrança ou cobrança indevida, é preciso exigir explicações da empresa e, de preferência, enviar carta protocolada solicitando a resolução do caso e reembolso dos valores eventualmente pagos."

Luís Fernando Moncau, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lembra da importância de entender as ofertas feitas pela empresa ao consumidor. "É comum algumas promoções serem gratuitas nos primeiros meses e depois passarem a ser cobradas sem que o consumidor tenha entendido essa dinâmica no momento da contratação, o que resulta em surpresas inesperadas: as taxas pelo serviço", destaca.

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A consumidora Márcia Regina Marcelino de Oliveira Batista, por exemplo, utiliza o identificador de chamadas . "Considero um serviço útil, pois posso ver quem está ligando e atender ou não se eu quiser", explica. "Mas desativei o serviço para reduzir os custos da minha conta e passei a ter problemas porque, assim que retirei o Detecta, comecei a receber até 20 chamadas por dia de pessoas que não se identificavam e resolvi reativá-lo", conta. "Tive de pagar R$ 23,80 e o serviço não funcionou muito bem, pois o telefone continua a tocar insistentemente e o aparelho identificador não mostra os números de origem das chamadas", reclama. "Para completar, o Speedy ficou alguns dias fora do ar."

Em resposta à reclamação de Márcia, a Telefônica informa que "os serviços Speedy e Detecta estão funcionando, que o identificador de chamadas tem uma taxa de habilitação (R$ 23,80) e mensalidade de R$ 10,75 e, no caso do Speedy, não cobraremos pelos dias em que o serviço esteve indisponível". Márcia confirma a regularização dos serviços.

Serviços que facilitam a vida

As operadoras de celular investem pesado para atrair cada vez mais clientes com serviços que vão além da simples ligação e recebimento de chamadas. Mas o consumidor tem de ficar atento e ver sempre se aquela ferramenta oferecida pela operadora vai ser utilizada ou se vai apenas encarecer a conta no final do mês ou diminuir créditos de maneira mais veloz.

A TIM acaba de lançar o TIM Agenda, que permite aos clientes salvar, recuperar ou editar suas agendas por meio de seu site. Ou seja, o cliente tem um "lugar" na internet para guardar seus contatos, assim em caso de perda, furto, roubo ou impossibilidade de usar seu celular a pessoa não perde os seus contatos. O serviço conta ainda com um backup (cópia de segurança). Para ativar a agenda o cliente precisa ir no site (www.tim.com.br), clicar no menu Serviços de seu aparelho, selecionar TIM Agenda, assim, os contatos do chip serão salvos na web. Também é possível configurar a periodicidade de atualização do backup da agenda. O serviço custa R$ 3,99 mais tributos pela primeira sincronização ou em caso de restauração da agenda de contatos. As atualizações posteriores, independentemente do número de contatos que forem modificados, custarão R$ 0,49 mais tributos. Serviço disponível para celulares pós e pré-pagos.

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No conferência TIM é possível conversar com até 5 pessoas ao mesmo tempo com isenção de mensalidade, paga-se apenas o custo das chamadas originadas. Há restrições para aparelhos muito antigos. Claro e Vivo também possuem o serviço e cobram da mesma maneira, pelas chamadas.

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O serviço TIM Te Ligou informa ao cliente, por meio de torpedo, sobre as ligações que recebeu enquanto o seu aparelho está desligado, sem bateria ou fora da área de cobertura, ou se a pessoa que ligou não deixou a mensagem na sua caixa postal. A mensagem recebida informa a data, o número e a quantidade de chamadas mais recentes. As operadoras Claro e Vivo possuem serviço similar. O Claro Radar é gratuito; o Vivo Avisa cobra R$ 4,90 por mês.

Pequenas diferenças

Clientes pré e pós-pago da Claro podem transferir as chamadas recebidas em seu número para outro telefone celular ou fixo. O Siga-me é gratuito. Vivo e TIM também oferecem o mesmo serviço.

Com o Espera, se o cliente estiver em uma ligação e alguém ligar, ele pode optar por atender a segunda ligação deixando a primeira em espera. Com o nome 'Sala Express' a Claro oferece o serviço conhecido como conferência de maneira diferente: uma sala de reuniões por telefone que pode ser feita de qualquer telefone, fixo ou celular. Para fazer a reunião, os participantes devem ligar para o número do serviço e digitar a sala de reunião que pretendem participar. Em cada "sala" podem participar grupos de até 30 pessoas simultaneamente. O custo é o mesmo de uma ligação normal para celular e não existe taxa de adesão ao serviço.

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A Claro oferece, nos mesmos moldes do TIM Agenda, o Claro Contatos, aplicativo para backup e sincronização da agenda do Claro Chip. O serviço de backup funciona em qualquer aparelho da operadora, desde que funcione com o chip de 64KB. Com o serviço, o cliente pode realizar inclusões e exclusões de contatos pela internet, imprimir sua lista de contatos diretamente da rede e restaurar contatos em caso de perda, roubo ou danificação do chip. Para utilizar o serviço, o cliente precisa se cadastrar no site Claro Idéias (www.claroideias.com.br). Todas as alterações feitas podem ser sincronizadas entre as duas interfaces (celular e internet). A primeira sincronização custa R$ 4 e as demais saem por R$ 0,50. O Claro Contatos, no celular, fica dentro do Menu Claro e permite que o usuário sincronize a agenda do seu Claro chip com a interface web e programe o chip para checagens periódicas de modificações na agenda e sincronizações automáticas, entre outras funções.

Sites são 'ferramentas' importantes

O Vivo Online, disponível no site da Vivo (www.vivo.com.br ), permite que o cliente ative ou desative serviços pela internet, como a caixa postal, desvio de chamadas, bloqueio de chamadas longa distância e internacionais

O serviço também permite a consulta detalhada de contas (clientes pós-pagos), créditos (clientes pré-pagos), impressão de boleto para pagamento, alteração de endereços, etc., sem custo para utilização. Segundo a Vivo, para ativar ou desativar os serviços mencionados, não há taxa de cancelamento ou suspensão. As operadoras Claro e TIM possuem serviços similares

Ficar informado sobre assuntos diversos, desde telefone de amigos e conhecidos em outras cidades, informações sobre trânsito e meteorologia, telefones de farmácias, chaveiros, hospitais, restaurantes e delivery, e inclusive horários de funcionamento de estabelecimentos. Isso é o que oferece o Vivo Informa - serviço de informação pelo qual os clientes podem ligar do próprio celular para o número *365. O serviço é cobrado por minuto da ligação, que custa R$ 1,50

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Antes de escolher a operadora, pesquise e veja o que será útil. Os sites das operadoras têm muitas informações. As empresas têm a obrigação de informar preços de pós e pré-pagos

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