Sony faz recall do notebook Vaio TZ

Marcelo Moreira

04 de setembro de 2008 | 22h28

ELENI TRINDADE – JORNAL DA TARDE

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

A Sony do Brasil anunciou ontem um recall preventivo para os notebooks de todos os modelos da série Sony Vaio TZ. A empresa tem recebido relatos em alguns países de que o derretimento de componentes está provocando queimaduras em usuários.

Em nota, a empresa informa que, “devido à eventual falha no isolamento dos cabos internos, existe a possibilidade de superaquecimento na entrada do cabo de energia externa, ao redor do monitor de LCD ou na área da câmera integrada, que pode ocasionar o derretimento do plástico do gabinete e leves queimaduras se o local for tocado quando em alta temperatura”.

Segundo a Sony, 1 mil desses lap tops foram importados oficialmente para o Brasil. No mundo foram vendidas em torno de 440 mil unidades. O preço médio do produto é de R$ 10 mil.

A campanha de recall para os modelos das séries VGN -TZ15AN, VGN -TZ25AN e VGN -TZ35AN começou ontem com anúncios em jornais, rádios, televisão e na internet. De acordo com a empresa, mesmo quem comprou o produto no exterior pode acionar a Sony pelo canal exclusivo 0800-880-7788 para receber orientações.

Nos Estados Unidos, onde foram vendidas 74 mil unidades do Sony Vaio TZ, o recall começou após uma comissão de segurança de produtos anunciar ter recebido 15 relatos de superaquecimento dos produtos, sendo que em um dos casos um consumidor teve queimaduras leves. No Brasil ainda não foi relatado nenhum caso de acidente.

Assim que soube do recall, Felipe Marques Pires, funcionário da área de tecnologia da informação de uma grande empresa de transporte de São Paulo,entrou em contato com o 0800 da Sony.

“O presidente da empresa comprou um notebook da série TZ35AN há duas semanas e eu sou o responsável pela manutenção do equipamento. Tentei entrar em contato com a empresa, mas o telefone só ficava mudo. Apenas na quarta tentativa consegui receber orientações”, diz ele. “Fui orientado a informar o modelo e deixar meus telefones de contato e ficaram de entrar em contato em até 15 dias para agendar local, data e hora para os reparos que, segundo eles, é feito em duas horas.”

O recall nada mais é do que o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A partir do momento que um fabricante descobre que colocou no mercado um produto que oferece algum risco à segurança ou à saúde do consumidor, ele é obrigado pelo artigo 10 do CDC a comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores”, explica Carlos Alberto Nahas, assistente de Direção do Procon-SP.

“O objetivo é prevenir que ocorram acidentes com os consumidores. A empresa deve facilitar o acesso das pessoas a todas as informações necessárias e quem tiver dificuldade para ser atendido deve denunciar o fato ao Procon.”

COMO ACIONAR A SONY

  • Modelos Sony Vaio TZ envolvidos no recall: VGN –TZ15AN, VGN–TZ25AN e VGN–TZ35AN

  • A empresa deixa disponível o Canal Exclusivo de atendimento aos consumidores pelo 0800-880-7788 e no site www.sony.com.br

  • O recall foi iniciado para realizar reparos no produto depois que, nos Estados Unidos, houve 15 relatos de superaquecimento no equipamento, um deles com queimaduras superficiais

  • No Brasil não foi relatado nenhum caso semelhante

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