Secovi ajuda síndico e condôminos a fechar um acordo

Marcelo Moreira

21 de maio de 2009 | 22h36

PAULO DARCIE – JORNAL DA TARDE

Uma opção para tentar resolver pendência de condomínios é recorrer à câmara de mediação do Sindicato da Habitação (Secovi-SP). Ali, uma terceira parte, neutra, ajuda para que se chegue a um bom termo tanto para o condomínio quando para o morador.

“Na hora de resolver um problema de dívida de algum condômino, a primeira opção é conversar, a segunda, conversar, e a terceira, conversar”, afirma o coordenador da câmara, Márcio Chéde. Segundo ele, chegar até a Justiça deve ser o último recurso. “Até porque ela está abarrotada de processos. A resolução pode levar anos”.

Cada negociação, diz Chéde, tem características diferentes, e depende das condições financeiras em que o inadimplente se encontra . “Geralmente é um acordo que divide o débito em parcelas que cabem no bolso do condômino”, diz. “Mas pode ser diferente se a pessoa não paga o condomínio, mas compra carro novo, viaja para a Europa. Aí tem algo errado.”

Desde sua criação, em 2006, a câmara já mediou 206 negociações, que em 95% dos casos terminaram com um acordo amigável. O contato com a câmara é feita por meio do site do Secovi (www.secovi.com.br) ou pelo telefone (0/xx/11) 5591-1214.

Tendências: