Quando o cliente é impedido de realizar qualquer transação por falha técnica ou problemas no sistema durante uma viagem de negócios ou de férias - e essas operações são cobradas -, é o caso de se enviar uma reclamação veemente ao banco.
E quando a operação não é realizada, e ainda assim o sistema informa que ela foi concluída, causando prejuízo ao cliente, é inaceitável sob todos os argumentos. É o caso da leitora Marina Darmaros, de São Paulo:
"Tentei realizar um saque num caixa eletrônico em Moscou - razão pela qual abri uma conta no HSBC, ou seja, sacar dinheiro no exterior. Não recebi o dinheiro, mas o valor foi descontado de minha conta.
Tentei entrar em contato com a gerente da minha agência, que nunca respondeu meu e-mail. Tentei, então, contatá-la pelo telefone e ela desligou enquanto eu falava.
Meu pai, em São Paulo, começou a entrar em contato diariamente com a central de atendimento e não obteve nenhum posicionamento.
Enviei e-mail para a ouvidoria - já que também não consigo obter nenhum número de contato, e o e-mail, impresso em diversas correspondências do HSBC, simplesmente não existe, pois minha mensagem retornou.
Gostaria de saber quando o Banco HSBC vai devolver meu dinheiro, incluindo as taxas de saques indevidamente debitadas e não estornadas e começar a corrigir o desleixo que dedica a seus clientes."
RESPOSTA DO HSBC: O HSBC informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que foi encaminhada correspondência para a cliente com os devidos esclarecimentos.
COMENTÁRIO DA REDAÇÃO: A consumidora informou o banco realizou o estorno, mas não devolveu o valor correspondente às taxas de saque.