Saiba como pedir ligação residencial

PUBLICIDADE

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Aiana Freitas

PUBLICIDADE

Quem está construindo um imóvel ou precisa pedir uma nova ligação de energia elétrica deve, antes de mais nada, procurar um eletricista particular de sua confiança. Caberá a esse profissional analisar qual a carga que deverá ser instalada no imóvel, fazer o dimensionamento e providenciar a construção do padrão de entrada de energia elétrica, que deve obedecer às normas técnicas da concessionária que atua em sua região.

Tomadas essas primeiras providências, cabe ao futuro cliente contatar a concessionária. Geralmente, o pedido pode ser feito nas agências da companhia ou também por telefone. Ao fazer o pedido, o consumidor deve ter em mãos RG, CPF (ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica). Ele precisará também comunicar à concessionária a finalidade do imóvel (se será de uso residencial, comercial ou rural).

De acordo com a carga instalada será definida a tensão que será usada. Imóveis residenciais e usados para comércio de pequeno porte serão servidos por baixa tensão. Indústrias de médio porte e estabelecimentos comerciais de maior porte, por média tensão. As grandes indústrias geralmente possuem estações transformadoras próprias - caso não tenham, serão abastecidas em alta tensão.

Publicidade

Os clientes residenciais, servidos pela baixa tensão, podem optar pelo fornecimento de energia em 127 ou 220 Volts. Sua escolha deverá ser feita de acordo com a necessidade de tensão dos aparelhos que usará em casa. Feita a solicitação e se não for constatado nenhum problema, a companhia deverá providenciar a instalação em até dois dias úteis. O medidor deve ser concedido pela concessionária - mas o cliente ficará responsável pelo equipamento depois que é instalado.

No caso de mudança de endereço, o consumidor deve se certificar de que na nova residência já existe ligação elétrica. Nesse caso, é preciso ligar para a concessionária para saber se existem débitos pendentes. Assim, o consumidor não correrá o risco de ter o fornecimento de energia suspenso nem problemas para trocar a titularidade da conta.

Da mesma forma, ao deixar um imóvel cabe ao consumidor pedir o desligamento de energia. De acordo com a Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE), a concessionária poderá efetuar uma última cobrança, com base na leitura do medidor ou na média dos últimos três meses. Caso deixe de pagar a última conta, a concessionária poderá recusar um novo pedido de ligação em nome do consumidor.

Desligamento provisório

A Eletropaulo também dá a seus clientes a possibilidade de eles pedirem uma suspensão temporária do serviço. Isso é possível em caso de o consumidor querer reformar o imóvel, por exemplo, ou tiver a previsão de ficar fora de casa por um período grande de tempo, como em viagens longas. Ele terá, porém, de pagar uma taxa pela religação mais tarde, quando voltar ao imóvel.

Publicidade

Corte deve ser avisado com antecedência

PUBLICIDADE

O corte no fornecimento de energia elétrica pode ser feito por diversos motivos, como a falta de pagamento da conta, a constatação de fraudes ou se o leiturista da concessionária não conseguir fazer a análise do medidor, por exemplo. Em todos os casos, a empresa precisa avisar o consumidor com antecedência.

A religação só poderá ser feita após a regularização do motivo que gerou o corte de energia. O pedido deve ser feito diretamente à empresa, que, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem prazos máximos determinados para fazer o serviço. A religação comum deve ser feita em até 24 horas. Caso precise que o serviço seja religado com urgência, o consumidor também pode pedir isso para a empresa. Nesse caso, o prazo máximo é de 4 horas.

Nos dois casos, é preciso pagar uma taxa pela religação, sendo que a normal é mais em conta do que a de urgência.

Caso o corte de energia tenha sido feito indevidamente pela companhia, porém, o fornecimento deve ser normalizado em até 4 horas. Nesse caso, a concessionária está proibida de fazer a cobrança de qualquer tipo de taxa.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.