PUBLICIDADE

Rótulos e embalagens trazem dados muito importantes

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Eleni Trindade

PUBLICIDADE

Rótulos e embalagens existem para ser lidos com atenção pelo consumidor, pois eles trazem informações fundamentais sobre os produtos.

"Os rótulos devem conter a identificação completa do fabricante, o peso e a quantidade, a data de validade, os eventuais riscos na utilização incorreta e todos os ingredientes usados em sua composição", explica Renata Molina, técnica do Procon de São Paulo.

As medidas em caso de superdosagem ou uso incorreto do produto devem estar discriminadas de forma clara no rótulo, assim como as indicações sobre transporte e armazenamento corretos.

Publicidade

"No caso de produtos importados, as instruções devem ser traduzidas para a língua portuguesa e isso vale tanto para alimentos quanto para produtos de limpeza e higiene", explica Renata.

A validade dos alimentos deve ser sempre observada com atenção pelo consumidor.

"No caso de produtos com limite de uso abaixo de 3 meses, o fabricante tem de informar dia e mês da validade, e para mercadorias com validade acima de 3 meses, apenas o mês e o ano", explica Evanize Segalla, subgerente de Vigilância em Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde. A forma de conservação, principalmente de produtos que necessitam de refrigeração, também deve ser observada com atenção.

"É preciso verificar se não há degelo ou formação de placas nas embalagens, o que pode indicar descongelamento do produto e nessas condições não é possível garantir a integridade dos alimentos", explica Evanize. "Nesses casos, o ideal é escolher as embalagens que estão mais no fundo do refrigerador sem acúmulo de água e gelo do lado de fora."

Cuidados no armazenamento e na conservação

Publicidade

Enquanto seleciona os produtos que vai levar para casa, o consumidor deve ficar atento às condições de higiene dos estabelecimentos e à forma como eles armazenam os produtos à venda.

"Locais que não primam pela limpeza e organização do salão de vendas dificilmente terão cuidados na área interna", acredita Evanize Segalla, da Vigilância em Alimentos, da Secretaria Municipal de Saúde.

"Os alimentos devem ser divididos por categoria para evitar contaminação e absorção do odor e produtos de higiene e beleza devem ficar afastados dos de gêneros alimentícios."

"Se as embalagens estiverem expostas de forma inadequada pode ocorrer algum tipo de contaminação, o que altera as características do produto.

Quando o estabelecimento é organizado, armazena os produtos de modo a evitar que vençam, seguindo a lógica do 'primeiro que vence é o primeiro que sai' e o mesmo critério deve ser usado na casa do consumidor."

Publicidade

>

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.