Roche anuncia recolhimento do antiviral Viracept

PUBLICIDADE

Por crespoangela
Atualização:

O laboratório Roche divulgou comunicado informando que está recolhendo do mercado brasileiro todos os lotes do medicamento Viracept(mesilato de nelfinavir)em pó e comprimido, utilizado no tratamento de pacientes portadores do vírus HIV.

PUBLICIDADE

A medida, que também está sendo tomada na Europa e em outras regiões do mundo, é necessária devido a uma impureza química conhecida como ácido etil éster metanossulfônico encontrada em alguns lotes do medicamento que apresentaram odor alterado. Segundo a empresa, estudos feitos em animais mostram que a substância pode causar alteraçõe no DNA, porém não foi estudado efeitos em seres humanos.

A Roche recomenda aos pacientes que procurem imediatamente seu médico, e que não interrompam o tratamento até o início de um tratamento alternativo, evitando assim aumento da resistência viral e consequente agravamento da doença.

A empresa informa aos profissionais da saúde que a nota técnica que regulamenta a substituição encontra-se no site. Qualquer evento adverso associado ao Viracept deverá ser relatado pelo telefone 0800-7733-310 ou pelos formulários disponíveis no site www.anvisa.gov.br.

Fonte: Procon-SP>

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.