Redobre os cuidados ao comprar pela internet

Marcelo Moreira

03 de dezembro de 2008 | 22h58

ELENI TRINDADE – JORNAL DA TARDE

Comprar pela internet pode ser prático, mas agora requer mais um cuidado: a preocupação com produtos falsos, além dos atrasos na entrega e do envio de produtos trocados. No final do ano crescem os problemas nas compras online.

“A primeira precaução é pesquisar o produto escolhido em vários sites e comparar o preço final com o frete incluso, pois muitas vezes o item está em oferta, mas o valor do frete não compensa”, explica Raul Dalaneze, técnico do Procon de São Paulo. “É importante também escolher sites conhecidos e recomendados por amigos e parentes, pois nessa época do ano, com o aumento do consumo, muitas empresas surgem e somem do nada deixando consumidores na mão.”

Durante a compra, imprima todas as páginas que contenham informações sobre o produto, suas características e prazo de entrega.

“Não se pode esquecer que o prazo para o recebimento começa a contar a partir da confirmação do pagamento, portanto, é precio ficar atento quando escolher o meio de pagamento “, completa Dalaneze. Ao receber o produto, exija a nota fiscal e confira se está em ordem.

Decepção

Acostumado a comprar pela internet, Pablo Finotti adquiriu um pen drive Kingston na Americanas.com, mas suspeita que o item não é original.

“Sempre compro nesse site e nunca tive problemas. O pen drive veio com defeito e foi trocado.Ao receber o novo, liguei para o fabricante para tirar dúvidas e descobri, por meio de perguntas sobre suas características, que é falso.Entrei em contato com o site e me disseram que tenho de enviar o produto para receber outro, mas quero recebê-lo antes para ver se é original.”

Em nota, a Americanas.com informou que está trabalhando conjuntamente com a Kingston para apurar a origem do problema e que, independentemente dessa análise, assegura aos consumidores o direito à troca do produto.