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Por crespoangela
Atualização:

Texto de Maíra Teixeira

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A vida do consumidor não é fácil. A cada compra surgem negócios ruins, produtos com defeito, briga com atendentes e o resultado é o desgaste na busca de ter os direitos respeitados. São nesses processos que se ganha em atitude e conhecimento e, assim, é possível consumir com mais consciência.

Bons aliados na busca da informação para a compra acertada são os rankings que alguns órgão de defesa do consumidor têm disponíveis em seus sites ou pelo telefone. Eles indicam as situações em que as empresas são reclamadas e como se comportam para resolvê-las.

Um dos mais expressivos é o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-SP, que pode ser acessado pelo site www.procon.sp.gov.br, no link empresas reclamadas. Nele é possível fazer consulta com o nome da empresa ou com o CNPJ referentes as reclamações do ano anterior. As informações são de número de reclamações por empresa, quantas foram solucionadas, quantas ficaram sem solução e quais os motivos das reclamações.

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Para saber sobre as reclamações referentes ao ano corrente é possível ligar no 11-3824-0446. "O ranking anual e o serviço pelo telefone (com atualização diária) são fontes seguras e por meio das informações deles é possível saber como as empresas se comportam", explica Leila Cordeiro, assistente técnica do Procon-SP. Ela ressalta que o bom consumidor antes de ir às compras deve consultar os rankings para ter uma visão de como agem os fornecedores.

Sindec informa dados de todo o País

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) é um banco de dados que integra as informações de vários Procons do País. Com ele é possível acessar reclamações e dados sobre empresas desses Estados.

Basta acessar www.mj.gov.br/dpdc/sindec, clicar em sindec e aparecerá uma outra página com "Informações Disponíveis". Aparecerá o mapa do Brasil. Selecione "Consultas" e depois o dado a ser consultado: atendimento por área, perfil do consumidor, listagem de fornecedor. Depois é preciso clicar no Estado escolhido; ou no quadrado acima do mapa que escolhe todos os Estados. Depois clique em "OK". Surgirá uma nova página onde deve ser colocado o período em que a pesquisa será feita. Clique em "OK" de novo. A pesquisa por fornecedor pode ser feita da mesma maneira. A diferença é que após escolher o Estado é preciso clicar também em "listagem-fornecedor".

Índice da ANS diz a posição das operadoras

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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem um índice de reclamação (www.ans.gov.br) com atualização mensal.

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Para acessá-lo clique no link "Consumidor". Para fazer a consulta clique em "Índice de Reclamações" e descubra se a operadora pesquisada teve reclamações e quantas foram em determinado período. O índice também informa se o número de reclamações está acima ou abaixo da média do setor. O índice ainda informa qual a posição da empresa em relação às demais operadoras. As informações aparecem em gráfico onde é possível clicar em cima do assunto e verificar os assunto de interesse. Também é possível fazer a pesquisa com o nome da operadora, ou o CNPJ da empresa e ainda com o número de inscrição na ANS.

Para saber que tipo de reclamação sua operadora recebeu procurar o item "Diretoria de Fiscalização" ou ligue: 0800-701-9656.

Informações vindas de denúncias

O ranking da Ouvidoria do Ipem , publicado mensalmente pelo JT, depende das informações que o consumidor passa ao órgão. Segundo o ouvidor Oswaldo Alves Ferreira Júnior, o índice é uma prestação de contas ao consumidor geral. "Como as informações são resultados das denúncias feitas pelo consumidor, as pessoas podem, além de se informar - para saber quais as principais irregularidades na fabricação dos produtos -, constatar que seu poder de atuação vem crescendo na sociedade. Essas denúncias são fundamentais para a atuação do Ipem."

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Para acessar o ranking do Ipem vá até o pé da página www. ipem.sp.gov.br e clique em "Ouvidoria". O ranking é atualizado mensalmente, na primeira quinzena do mês e permanece apenas 15 dias no ar.

O ranking relaciona o número dos produtos mais reclamados pelo consumidor com o o número de autos de infração aplicados pelo órgão em sua fiscalização diária.

Para o cidadão comum, na maioria das vezes é difícil saber se o que ele está comprando tem realmente aquele peso ou medida marcado na etiqueta. Para isso existe o Ipem. Portanto, na dúvida, ele deve recorrer ao órgão, que irá fiscalizar o estabelecimento.

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