PUBLICIDADE

Quem consegue ligar ao Procon?

SAULO LUZ - JORNAL DA TARDE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Você tentou falar com alguém do Procon-SP por telefone? Muita gente não conseguiu ser atendida nos últimos dias pelo telefone 151. Consumidores, que tentam entrar em contato com o serviço relatam que pelo menos desde a semana passada o número 151 não atende. Nem ao menos, dá sinal de chamada.

PUBLICIDADE

Para se ter uma idéia da importância do serviço, no ano passado foram prestadas 100.846 orientações só por telefone. A aposentada M. B., que preferiu não se identificar, de 57 anos, está indignada.

"Eles fazem uma propaganda e o serviço não funciona. Tentei ligar por três dias seguidos e várias vezes ao dia somente para tirar uma dúvida simples. Em todas as vezes o telefone nem ao menos chamou. Quem tenta por telefone se sente perdido ou então tem que perder o dia para ir pessoalmente no posto de atendimento e esperar horas na fila, o que eu não tenho condições de fazer", disse.

O empresário Mauro Botelho Gomes Cardim, 47 anos, também já desistiu de ligar. "O telefone nem dá sinal. Tentei ligar umas 20 vezes e continuei no dia seguinte. Algumas vezes dava sinal de ocupado, mas só isso", diz.

Desde o dia 15 de julho , a reportagem do JT vem testando o serviço do 151 realizando ligações diariamente durante o período da tarde (exceto no sábado e no domingo) e não conseguiu ser atendida em nenhum momento. Assim como o relato dos leitores, em todas as tentativas a ligação e caiu imediatamente.

Publicidade

A Fundação Procon informa que o atendimento do 151 está funcionando normalmente e que não houve pane nos últimos meses. Devido à alta demanda, parte dos consumidores que telefonam ao Procon-SP não consegue contato com os técnicos disponíveis.

Segundo o órgão, "a demanda aumenta na medida em que os fornecedores não conseguem atender devidamente seus consumidores, que se vêem obrigados a recorrer à fundação".

Ainda de acordo com o Procon, o canal está sendo aperfeiçoado dentro da lógica de responsabilidade orçamentária. O primeiro passo é a ampliação do funcionamento para 12 horas por dia (das 7h às 19h), de segunda a sexta-feira - atualmente é das 8h às 17h.

Os estudos de viabilidade e treinamento de pessoal estão em fase de conclusão e o novo horário está previsto para começar no mês de setembro.

Ainda em relação ao 151, até o fim do ano, o Procon pretende implementar o sistema de mensagens eletrônicas com as orientações mais recorrentes dos consumidores.

Publicidade

Com a medida, o Procon-SP espera deixar os técnicos disponíveis para atender demandas de maior complexidade, sem que isso prejudique a qualidade da orientação aos consumidores.

A alternativa ao 151 é o fax (0/xx/11 - 3824-0717), carta (Caixa Postal 3050, Cep 01061-970, SP) e pessoalmente nos postos do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Ou então pelo site www.procon.sp.gov.br.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.