Quanse 200 carros no canteiro central do Ipiranga

MARCELO MOREIRA - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

"Do jeito que está, até as 7h30 a água baixa e dá para entrar na empresa." Esse foi o comentário do empresário Maikon Magni, descalço, escorado em um caminhão de sua empresa, às 4h40 da última quinta-feira, na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga.

PUBLICIDADE

A aparente calma na verdade era frustração de ver o córrego tomar conta das duas pistas da avenida Tereza Cristina, paralela à avenida Dom Pedro I.

Ele ainda trabalhava em sua Mac Magni, especializada em redes de fibra óptica, às 22h, quando a forte chuva começou. "Os vizinhos logo começaram a buzinar, sinal de que o rio iria transbordar. Consegui retirar os caminhões e levá-los para a avenida."

Assim como ele, quase todos os moradores ou empresários com imóveis na avenida Tereza Cristina se apressaram a retirar seus veículos e colocá-los no canteiro central da avenida Dom Pedro I.

às 4h40 de quinta-feira, eram 194 automóveis no canteiro central da avenida, no sentido Museu do Ipiranga-Avenida do Estado. Estacionadas na pista central, estavam oito carretas.

Publicidade

A chuva intermitente no Ipiranga começou às 22h e só arrefeceu por volta de 1h30, mas foi o suficiente para que o córrego transbordasse.

A Avenida do Estado teve de ser interditada nos dois sentidos por volta das 2h30, entre o Parque Dom Pedro e o Sacomã, na zona sul, próximo da Vila Prudente.

Carros e camihões eram obrigados a voltar pela contramão no sentido Ipiranga e procurar alternativas no Cambuci e na Aclimação para tentar acessar as cidades do ABC e os bairros próximos à Saúde e Vila Mariana.

Na via Anchieta, outro tormento. O Ribeirão dos Couros, no km 12, que faz a divisa entre São Paulo e São Bernardo, transbordou e interditou a duas pistas no sentido Capital e a pista central no sentido Litoral.

às 5h10 de quinta-feira, o tráfego bloqueado no km 12, sentido Capital, era de oito quilômetros. A fila de caminhões e ônibus intermunicipais parados era imensa.

Publicidade

Muitos motoristas, encarando a chuva, conversavam "animadamente" à espera de algum tipo de informação da Polícia Rodoviária Estadual ou da Ecovias, a concessionária que administra o sistema Achienta-Imigrantes.

Por volta de 5h, o empresário Maikon Magni, ao lado de três funcionários, tentava revisar em voz alta a agenda do dia e decidir quais compromissos seriam adiados.

"Há 13 anos tenho a empresa nessa região e moro aqui. Pelo menos uma vez por ano acontece uma enchente desse porte, mas sempre em fevereiro. Esse ano veio mais cedo. Será um sinal?"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.