PUBLICIDADE

Projeto proíbe fumo em locais fechados em todo o Estado de São Paulo

Por Marcelo Moreira
Atualização:

MARCELO MOREIRA - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

O governo de São Paulo encaminha hoje à Assembléia Legislativa um projeto de lei que proíbe cigarro, cigarrilha, charuto e cachimbos em todos os estabelecimentos do Estado, inclusive bares, restaurantes e casas noturnas. A proposta prevê também a eliminação dos fumódromos em áreas públicas e particulares, como empresas.

A espécie de "Lei Seca para fumante" precisa ser aprovada pelos deputados e, para entrar em vigor, depende de regulamentação. Para os proprietários dos estabelecimentos, entre eles hotéis, pousadas e até padaria, onde for flagrado alguém fumando, as punições previstas são severas. A multa varia de R$ 148,88 a R$ 3,2 milhões e a reincidência pode resultar em cassação da licença de funcionamento.

A previsão do governo estadual é que em seis meses a nova lei esteja valendo, a partir do momento de sua aprovação em plenário e sanção pelo goovernador José Serra (PSDB).

A fiscalização "antifumaça" será feita pela Vigilância Sanitária e por órgãos de defesa do consumidor, como Procon. A proposta é criar um canal de denúncia, por e-mail e telefone, para acionar os fiscais

Publicidade

.

No texto enviado à Assembléia foi estipulado que, caso o infrator se recuse a apagar o cigarro, deve ser retirado do estabelecimento - se necessário, mediante "auxílio da força policial".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.