Projeto no Congresso proíbe fidelização

Camila da Silva Bezerra

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Prestadoras de serviço não poderão mais "segurar" o consumidor por meio de contratos de fidelidade. Projeto de lei aprovado esta semana na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara prevê multa para as companhias que usarem dessa prática.

PUBLICIDADE

A proposta ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, o que deve ocorrer em setembro, antes de seguir seu trâmite no Congresso.

Segundo o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), autor do projeto, essa ferramenta utilizada pelas empresas fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC). "A proposta é devolver ao consumidor o poder de escolha, já que ele tem sido afetado por este comportamento abusivo das empresas, que não dão a liberdade de mudar de prestadora na hora que ele achar que deve", diz.

Um dos setores onde a fidelização é mais comum é o de telecomunicações. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permite a prática seja colocada no contrato do cliente desde que ele tenha algum benefício real e que haja a opção de contratar o serviço sem a obrigatoriedade de permanecer ligado à prestadora.

"Se o consumidor fosse devidamente informado, a fidelização não causaria problema algum. Mas muitas vezes isso não acontece, o que traz dificuldade para ele quando decide cancelar um serviço", diz a supervisora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Polyanna Silva.

Publicidade

Mas, segundo ela, se aprovado, o projeto pode acabar com descontos na compra de celulares com plano pós-pago e as empresas de TV a cabo e banda larga poderão passar a cobrar aluguel de aparelhos como decodificadores e modems.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.