Prepare-se para comprar roupa no supermercado

PUBLICIDADE

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Maíra Teixeira

PUBLICIDADE

A compra programada e consciente tem sempre um resultado melhor. Principalmente porque quando se prepara o consumidor sabe exatamente o que precisa e o que pode comprar. E melhor. Paga um preço justo, porque já fez uma pesquisa básica de preços. Agora quando o consumidor for ao supermercado pode aproveitar para comprar roupas de estilistas famosos. A novidade deve atrair muito gente. Então programe-se mais para essas compras.

O Procon-SP alerta que assim como em qualquer relação de consumo, é preciso ter informações prévias para não comprar por impulso e gastar sem necessidade.

Além de escolher número, cor e modelo da roupa o consumidor precisar verificar a etiqueta, que deve ter informações em português como o tipo de fibra usada na composição do tecido (algodão, lã, seda etc), que pode impedir que uma pessoa alérgica a algum tipo de fibra não compre algo que não poderá utilizar.

Publicidade

Outra coisa importante é verificar os símbolos que a etiqueta traz. Eles informam as condições de lavagem e secagem. Obrigatoriamente, são referentes aos processos (lavar, alvejar com cloro, secar, passar e limpar a seco). Quando um deles não for permitido, deve aparecer anulado com um X.

A etiquetagem das roupas e tecidos segue as normas estabelecidas pelo Inmetro. Os símbolos são dados que, entre outras funções, ajudam a tratar o produto de forma a conservá-lo por mais tempo. Obrigatória por lei, a etiqueta é o único pré-requisito que os artigos têxteis devem ter para serem vendidos, pois não existem certificações ou selos de qualidade para as peças de vestuário, cama, mesa e banho.

Ao comprar roupas ou calçados é recomendável experimentar e definir bem as características do que deseja pois, segundo o Procon, a loja não é obrigada a trocar mercadorias por motivo de cor, tamanho ou modelo, mas apenas em caso de defeito. Quando a compra for um presente, peça ao vendedor escrever na nota fiscal que a troca será possível.

>

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.