Portabilidade numérica tem baixa procura

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Por Marcelo Moreira
Atualização:

Falta de informação e de interesse dos usuários. A portabilidade numérica, que permite ao consumidor trocar de operadora mantendo o mesmo número, não pegou, de acordo com informações da Teleco, empresa de consultoria na área de telecomunicações.

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Das 56,8 milhões de pessoas que trocaram de operadora de celular em 2009, apenas 4% preferiram manter o número antigo.  Além disso, fevereiro deste ano registrou diminuição de 6,1% nos pedidos de portabilidade, em relação ao mês anterior.

Esse cenário, segundo especialistas, está relacionado à falta de interesse do consumidor. "O usuário tem preferido trocar de número do que enfrentar a burocracia da portabilidade", explica Eduardo Tude, presidente da Teleco.

Para Ethevaldo Siqueira, jornalista especializado em telecomunicações e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, a baixa procura é resultado da falta de conhecimento do usuário. "Antes de a portabilidade ser implantada, a expectativa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) era de receber 8 milhões de pedidos por ano. Mas isso não aconteceu, pois, além de o consumidor não conhecer bem o serviço, quando se interessa pela troca, geralmente recebe uma contraproposta da operadora e acaba desistindo".

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), as empresas de telefonia também não dominam bem o serviço. "Fizemos uma pesquisa com as operadoras em 2009 sobre regras da portabilidade e todas erraram pelo menos uma pergunta. Além disso, faltou uma discussão com a população", diz Estela Guerrini, advogada do Idec.

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O Idec faz outro alerta em relação a última mudança que a Anatel anunciou. "O tempo para que o serviço seja oferecido foi de 5 para 3 dias.

Essa medida não terá eficiência se a Anatel não aumentar a fiscalização", diz Estela. Quem teve problemas com prazo foi o engenheiro André Vernille. "Fiquei 40 dias esperando pela troca, até que desisti e fiquei com a operadora antiga", conta.

De acordo com Adeilson Nascimento, representante da Anatel no grupo de implementação da portabilidade, o que causa o descumprimento não é o tamanho do prazo. "Isso geralmente acontece quando há alguma inconsistência nos dados do usuário".

Segundo ele, as empresas ainda têm dificuldade em acelerar o processo quando encontram problema de cadastro. "Estamos estudando formas de melhorar a prestação de serviço nesse sentido".

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