Pode o documento de carro demorar seis meses? Na Venice, pode

Marcelo Moreira

18 de janeiro de 2011 | 08h23

Qual é a explicação para que os documentos de um carro comprado por um cliente demorem mais de seis meses para serem emitidos? O que leva uma concessionária a dispensar um tratamento dos piores possíveis a um cliente e nem se dar ao trabalho de explicar o que está acontecendo? Esse é o procedimento da rede Venice, vinculada à Fiat. Será que é uma boa ideia comprar carro neste local? Veja o que aconteceu com Juan Morales Egea, de São Paulo:

“Comprei na um veículo em uma das filiais da Venice Fiat em maio de 2010, ocasião onde a loja prometeu me entregar a documentação de transferência no prazo máximo de 30 dias. O problema é que passaram-se mais de seis meses e até hoje eu continuo aguardando estes papéis.

 Consegui uma informação pelo site do Detran, onde conta que o meu veículo está com intenção de gravame, devido à restrição financeira e à alienação fiduciária. Mas eu fiz o pagamento à vista, não consigo compreender o porquê da restrição.

Para tentar por um ponto final a este drama, eu já cheguei até a fazer um boletim de ocorrência de estelionato, pois acredito que a Venice está enrolando para entregar os documentos e sequer se preocupa em me dar qualquer posição sobre a minha compra.

Preciso receber a documentação o mais rápido possível, pois a falta deles me impede de realizar a inspeção veicular, que já está vencida, e também de pagar outras taxas, como licenciamento e IPVA.

Quanto tempo mais eu vou ter de esperar para regularizar a situação do meu veículo? Será que a Venice tem consciência de que eu posso ter de pagar várias multas devido à falta de comunicação deles? Gostaria de uma orientação sobre como eu devo proceder agora, já que acredito que tentei buscar todas as soluções amigáveis possíveis, mas a concessionária nunca se esforçou para resolver o problema.”

A VENICE FIAT NÃO RESPONDEU AO JT.

COMENTÁRIO DA REDAÇÃO: O problema não foi resolvido, o leitor não teve retorno e ainda continua esperando a documentação do veículo.

COMENTÁRIO DO ADVOGADO DE DEFESA –  A – O consumidor tem o direito de cancelar esta compra lesiva e exigir reparação pelos danos materiais sofridos, além de dano moral por ter sido tapeado durante longo tempo em relação ao prazo de entrega do documento, o que causa transtornos que vão além dos dissabores, juridicamente perdoáveis nas relações de consumo.

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