PUBLICIDADE

Plugues e tomadas: novo padrão

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Eleni Trindade

PUBLICIDADE

O padrão das tomadas e plugues do mercado brasileiro está mudando. A partir do dia 1º de agosto, os fabricantes de plugues de dois pinos (desmontáveis) só poderão colocar esse tipo de produto no mercado em conformidade com a Norma Brasileira NBR 14.136/2002.

As principais mudanças trazidas pela norma - que é compulsória, ou seja, todos os fabricantes serão obrigados a adaptar seus produtos à nova regra - é o formato da tomada e do plugue para dar mais segurança contra choques elétricos. O novo padrão impede a inserção unipolar - situação em que o consumidor consegue introduzir apenas um dos pinos - e também a inserção parcial, em que uma parte do pino metálico fica ao alcance dos dedos. Outra alteração é a inclusão do terceiro pino para o funcionamento correto do fio terra nas edificações que têm o sistema de aterramento obrigatório por lei.

"O objetivo é trazer mais segurança ao consumidor. Existem vários tipos de plugues e tomadas no mercado que não são suficientemente seguros contra choques", [TEXTO]explica Gustavo Kuster, gerente da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Publicidade

pacto

Segundo Martin Crnugelj, superintendente do Comitê de Eletricidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 80% dos plugues dos equipamentos brasileiros se adaptam às tomadas do novo padrão. "Se o consumidor tiver um produto com plugue de pino chato, por exemplo, vai ter de usar um adaptador, mas isso será necessário apenas na minoria dos casos", garante ."Sempre que ocorrem mudanças de padrões, existe um impacto, mas não se pode comprometer a segurança e os avanços tecnológicos por causa disso", pondera.

O prazo para os plugues de dois pinos do tipo não-desmontáveis chegarem ao mercado começa em janeiro do ano que vem. "Esse processo está ocorrendo gradualmente para que toda a cadeia produtiva faça as adequações necessárias, portanto, não é preciso correr até a loja mais próxima para trocar todas as tomadas de casa", diz Kuster.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acompanhou o trabalho de discussão sobre a mudança nas tomadas e plugues. "Pelo que temos visto, o novo padrão é bem mais seguro para o consumidor e não deve haver problemas para a adaptação", acredita Marcos Pó, coordenador executivo da entidade.

Aterramento garante segurança

Publicidade

A partir de janeiro de 2010 todos os produtos que têm o fio terra (geladeira, ar-condicionado, lavadora de roupas e microondas) só sairão de fábrica com o plugue de três pinos. "É comum encontrar nesses equipamentos fios verdes soltos como se fossem fio terra, mas que não têm utilidade. Com o novo plugue, o fio terra vai funcionar adequadamente, garantindo a segurança", diz Gustavo Kuster, gerente do Inmetro.

"Quando o consumidor comprar um geladeira nova, por exemplo, o produto já virá com o novo plugue e, se o consumidor não tiver a nova tomada instalada, terá de fazer a adaptação. De qualquer forma, geladeira não é um produto que as pessoas trocam com muita freqüência", argumenta. Uma ocasião em que o consumidor deve aproveitar para trocar as tomadas, sugere Kuster, é durante a reforma da casa.

Lei

O aterramento e o fio terra são obrigatórios pela Lei 1.337 de 26 de julho de 2006, sancionada no final do ano passado pelo presidente da República.

O aterramento é uma barra de cobre que deve ficar enterrada na terra e que descarrega no solo as correntes elétricas dos aparelhos eletrônicos, impedindo, assim, que os consumidores recebam choques elétricos. O fio que faz a ligação das tomadas com o sistema de aterramento é o fio terra, que, pela lei, é obrigatório em todas as edificações construídas desde a entrada em vigor da lei.

Publicidade

>

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.