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Planeje as compras de Natal

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Maíra Teixeira

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Chegou a hora dos consumidores pesquisarem preços, condições de pagamentos e possibilidades de troca para os presentes de Natal. Na época de maior volume de vendas no País é sempre bom prestar atenção para não se arrepender das compras desnecessárias ou das escolhas erradas dos presentes. A primeira dica é: não estoure o orçamento e, sempre que possível, pague à vista e peça desconto.

Para acertar no presente escolhido tente sondar antes as pessoas que serão presenteadas.

De acordo com, Maria Inês Dolci, coordenadora Jurídica da Fundação Pro Teste, antes de ir às compras é importante fazer uma lista de todos os itens que devem ser comprados. "Há presentes-curinga que são sempre bem-vindos e que podem ser encontrados em diversas faixas de preço como CDs, porta-retratos, blocos de anotações diferentes, porta-lápis, agendas."

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Verifique quais são as características do produto que está comprando. "Avalie se será realmente útil e necessário. No caso de eletroeletrônicos, verifique a voltagem, os recursos existentes, se será necessário comprar acessórios e se há assistência técnica autorizada na sua cidade", ensina. É importante testar o produto antes de levar para casa. "Se isso não for possível, teste quando receber ou instalar o equipamento. Comunique imediatamente os problemas detectados à loja ou ao fabricante", explica.

Peça desconto à vista

Quando o consumidor vai às compras precisa ter em mente que o que está escasso no mercado é o dinheiro e não os produtos. Prefira a compra à vista e aprenda a pechinchar. "Chegue na loja e diga que vai comprar o produto à vista. Pergunte ao vendedor qual desconto há para esse tipo de pagamento. Barganhe, tente baixar o preço, ofereça de cara, à vista, em dinheiro, 75% do preço total a prazo. Se for preciso chame o gerente e continue a negociação", ensina o professor de finanças da USP, Rafael Paschoarelli.

Segundo ele, essa prática pode não ter sucesso na primeira loja. "Insista em outros estabelecimentos. Com certeza o consumidor que fizer isso vai gastar menos."

Internet exige atenção maior nas compras

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As compras onlines são práticas e rápidas, mas também exigem do consumidor pesquisa. Para Maria Inês Dolci, da Pro Teste, a compra virtual exige atenção redobrada. "Já que você pode comprar um produto diferente do que deseja e ainda está sujeito aos golpes da rede."

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O internauta pode solicitar informações sobre a empresa (razão social, CNPJ, endereço e telefone)e deve desconfiar se a referência encontrada for apenas um número de caixa postal. "Será mais difícil localizar esse fornecedor em caso de problemas. Evite comprar de estabelecimentos que não informem claramente a sua constituição jurídica".

Informe-se sobre todos os dados do produto, como especificação, modelo, tamanho, cor, número de peças, entre outros. "Essas informações são importantes para a conferência quando o produto for entregue. Imprima e salve todos os passos da compra e preste atenção ao prazo de entrega dos produtos."

Sempre que possível, condicione o pagamento à entrega do produto. "Os cheques devem ser cruzados e nominais à empresa. Cheque quem pagará o frete. Nunca faça depósito em conta de pessoa física."

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor determina que compras feitas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até 7 dias, contados da chegada do produto. "Quando o consumidor não quiser a mercadoria, deve enviá-la de volta dentro desse prazo e comunicar o cancelamento da compra por escrito, por carta registrada ou e-mail."

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Pro Teste ensina práticas para a melhor escolha

Importados devem vir com nota fiscal e o manual de instruções deve ter informações em português. Antes de comprar, certifique-se de que há, no Brasil, assistência técnica e peças de reposição, para evitar futuros problemas. Cuidado com o local da compra, para não adquirir produtos falsificados ou contrabandeados

Embalagem fique atento às embalagens, rótulos e etiquetas dos produtos. As informações devem ser claras, precisas, sempre em português. Devem, também, indicar a origem, composição, tamanho, volume ou quantidade, modo de uso, eventuais riscos à saúde e segurança, além dos meios de contato com o fornecedor. Alimentos e cosméticos devem, ainda, informar o registro, o prazo de validade, o lote ou a data de fabricação

Trocas as lojas só são obrigadas a trocar os produtos que estão com defeito. Por isso, no momento da compra, negocie eventuais trocas para o caso em que o presenteado prefira uma outra cor ou o tamanho não é adequado. Peça a garantia de troca por escrito

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