PUBLICIDADE

Perguntas e respostas rápidas sobre as indenizações dos apagões

Eu vou receber desconto toda vez que faltar energia em casa? Não. A Aneel tolera uma certa quantidade de falhas das distribuidoras por mês. Por isso, você só vai receber o desconto quando a empresa exceder os limites impostos pela Aneel. Se isso ocorrer, o valor é automaticamente abatido da conta do mês seguinte.

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Mas como eu posso verificar se a empresa excedeu os limites?Na sua conta de luz, você encontra os três 'Indicadores de Qualidade de Serviço': DIC (Duração de Interrupção por Unidade Consumidora), FIC (Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora) e DMIC (Duração Máxima de Interrupção por Unidade Consumidora). Ali estão descritos o limite de falhas permitidas e as falhas apuradas no mês. Se o número de falhas detectadas for maior que o permitido, você tem direito ao desconto.

Ficar sem luz por causa de uma manutenção programada pela distribuidora conta como falha? Só conta no índice FIC. Nos índices DIC e DMIC, o tempo sem luz só será contabilizado caso a distribuidora extrapole o número de horas que estavam inicialmente programadas para manutenção.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.