PUBLICIDADE

Perguntas e repostas sobre a nova lei dos call centers

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Quais os principais benefícios que as novas regras trazem para mim?

PUBLICIDADE

Você vai gastar menos tempo no telefone quando ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Agora as opções "falar com atendente" e "cancelamento de serviço" devem constar logo no primeiro menu. Além disso, depois que você solicita que a ligação seja transferida a um funcionário, a empresa não pode mais demorar para atendê-lo e nem obrigar você a escutar publicidade enquanto aguarda. O tempo máximo de espera é de 1 min. Para bancos, ainda menos: 45s.

Eu pago alguma coisa por isso?

Não. As empresas ficam obrigadas a indicar um número de atendimento ao cliente que funcione 24 horas, durante toda a semana, e cuja ligação seja gratuita. O cliente que tem como objetivo pedir uma informação, fazer uma reclamação ou cancelar um contrato não tem que pagar nada.

Mas e se eu quiser algum outro tipo de serviço da empresa, vou ter de pagar pela ligação?

Publicidade

Algumas empresas possuem mais de um telefone de atendimento ao cliente. Os números que começam como o prefixo 0800 (ou com o prefixo 10, no caso das operadoras de telefone e de TV por assinatura) permitem a ligação gratuita. Mas se você ligar para um outro número da empresa que não o SAC, destinado a outro tipo de serviço, o telefonema poderá ser cobrado.

Todas as empresas estão obrigadas a seguir as novas regras?

Não. O decreto não se aplica ao comércio nem à indústria - apenas o setor de serviços está sujeito à regulamentação. Portanto, as empresas que devem seguir as regras são, basicamente, operadoras de telefonia fixa e móvel, companhias aéreas, bancos, financeiras, operadoras de planos de saúde, empresas de transporte terrestre interestadual e de energia elétrica.

Caso alguma dessas empresas descumpra as regras, como eu posso reclamar?

No site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) há um link destinado a reclamações contra os call centers. Mas você também pode entrar em contato com a agência que regula o setor da empresa reclamada. No caso dos bancos, por exemplo, o órgão responsável é o Banco Central.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.