Passageiros dão nota para as empresas aéreas

Marcelo Moreira

26 de junho de 2009 | 17h35

PAULO DARCIE – JORNAL DA TARDE

Quem viaja de avião no Brasil agora pode avaliar o serviço e ajudar os próximos passageiros na escolha da companhia aérea que melhor atenda às suas necessidades.

Há cerca de um mês, a Agência nacional de Aviação Civil (Anac) criou, em seu site, espaço para que passageiros deem notas em 11 quesitos como serviço de bordo, conforto dos aviões e pontualidade. Os resultados formam o Ranking Popular da Aviação.

O levantamento baseia-se no modelo de sites de reserva de hotéis do exterior, que exibem notas e comentários dos usuários sobre os estabelecimentos. Segundo o chefe da assessoria de comunicação da Anac, Paulo Henrique de Noronha, são feitas cerca de 10 avaliações por dia.

A agência só considera classificadas as companhias com mais de 100 avaliações, que, até ontem, eram apenas a Azul, com média 7,40 em 112 avaliações, TAM, com nota 6,10 e 292 avaliações, e Gol/Varig, com 5,85, em total de 312 notas.

“Cada quesito pode ser mais importante para um perfil. Pessoas com deficiência física, podem escolher a companhia por sua avaliação no atendimento a necessidades especiais”, afirma ele. “Quem vai fazer viagem mais longa pode valorizar mais o conforto da poltrona”.

A TAM, por meio de sua assessoria de imprensa, considera o ranking espaço democrático para a expressão do público, mas ressalta que a enquete pode gerar distorções. A Gol afirma que qualquer iniciativa de avaliação isenta é positiva.

Para o diretor executivo da OceanAir, Renato Pascowitch, ele mostra o que a companhia tem a oferecer além do preço, e ressalta seu benefício para o mercado. “O passageiro pode perceber que as menores são bem avaliadas e passar a ter confiança”.

O ranking faz parte do Espaço do Passageiro, um projeto do site da Anac, que, segundo Noronha, deve abrigar, até o final do ano, um fórum onde os usuários poderão dar suas opiniões, páginas com informações sobre as companhias, os atrasos de cada uma e avaliação de aeroportos.

As empresas aéreas também podem tirar benefícios. “Elas fazem pesquisas, mas esta é mais uma ferramenta para diagnosticar onde elas precisam melhorar”, afirma Noronha, da Anac.

Dentre as cinco companhias com mais avaliações em voos domésticos, quatro vêm tendo no quesito ‘atendimento a reclamações’ seu pior desempenho. A Gol tem sua pior nota em ‘serviço de bordo’, e afirma que vem fazendo esforços para dar melhores opções aos passageiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.