PUBLICIDADE

Passageiro de trem também é gente

JOSUÉ RIOS - COLUNISTA DO JORNAL DA TARDE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Deu no JT de hoje:  falha no sistema de alimentação de energia  em um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) prejudicou por quase 4 horas o funcionamento da Linha 9, prejudicando os passageiros de uma composição lotada que ia no sentido Osasco, por volta das 7 horas da manhã, e parou perto da Estação Granja Julieta, ao lado da Marginal Pinheiros.

PUBLICIDADE

E conforme a reportagem do JT, durante a pane  os usuários sofreram com intervalos maiores entre um trem e outro e com a espera superior ao normal entre as estações. Com isso, parte dos passageiros optou por abandonar as composições e as plataformas para fazer parte do circuito a pé e na chuva.

 De acordo com o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) todo serviço prestado com qualidade inferior à contratada  dá ao consumidor o direito de ter um abatimento proporcional à deficiência do serviço - ou até mesmo o direito à devolução do total do valor pago pelo contratante. E a regra se aplica aos transportes de passageiros, seja de trem, metrô, ônibus ou avião.

 E passageiro de trem é maltratado e esquecido como gado nos vagões, como se a catraca nas estações não permitisse a entrada do  Código do Consumidor  junto com o usuário do serviço. Nesse caso, o valor da passagem pago pelos passageiros, vítimas da pane, deve ser devolvido a eles, como manda o CDC.

E aqui está o papel punitivo, mas também educativo da lei: se toda vez que um trem atrasasse ou prestasse mau serviço a CPTM fosse obrigada a ressarcir os passageiros, por certo, a companhia seria cada vez mais cuidadosa com aqueles que regam os seus cofres.

Publicidade

 Mais: além da passagem, quem sofre prejuízo como perda de horas trabalhados ou compromisso profissional por atraso no transporte ferroviário, também deve ser indenizado pela prestadora do serviço.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.