PUBLICIDADE

Para não amarelar seu sorriso

Por Marcelo Moreira
Atualização:

ELENI TRINDADE - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

Em apenas um ano as reclamações sobre clínicas que oferecem implantes e outros tratamentos dentários mais que triplicaram no Procon de São Paulo: 200 reclamações em 2008, ante 54 em 2007. "As principais queixas são mudanças no valor do orçamento durante o tratamento e dificuldade para reaver cheques", explica Renata Molina, técnica do órgão.

"O aumento se deve ao investimento das clínicas em propagandas. Muitas desistências e tentativas de resgate de cheques acontecem porque só depois de assinar contrato os consumidores consultam um médico e descobrem que o tratamento não é recomendado."

Antes de iniciar um tratamento dentário completo, o consumidor deve tomar cuidado para não ter prejuízo, uma vez que ele costuma ser caro e de longa duração. O ideal, portanto, é se planejar e pesquisar.

"O aumento de clínicas ajudou a divulgar mais o trabalho dos profissionais e a incorporar o parcelamento do valor do tratamento no dia a dia dos dentistas, mas, com tantas opções, é recomendável pedir referências a amigos e parentes ou em associações e entidades de classe e faculdades", orienta Clarindo Mitiyoshi Yao, coordenador do curso de Especialização em Implantodontia Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD)- Regional Jardim Paulista.

Publicidade

"O consumidor não deve se sentir pressionado, pois fazer um orçamento não significa que ele está obrigado a iniciar o tratamento", diz Renata Molina, do Procon.

É preciso exigir o máximo possível de informações, orienta ela. "O orçamento deve ser claro com todos os detalhes do serviço e também no contrato, caso o cliente decida contratar, e é preciso fazer uma avaliação médica completa para não começar a pagar o tratamento antes de saber se está apto a fazê-lo."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.