Pão por unidade só até o dia 20

PUBLICIDADE

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Eleni Trindade

PUBLICIDADE

A Portaria Inmetro 146/2006, que estabelece que a venda de pão de sal em todo o País tem de ser feita por peso, definiu o dia 20 deste mês como prazo máximo para os comerciantes fazerem os últimos ajustes em seus estabelecimentos para se adequarem às novas normas.

"Essa medida é de extrema importância para os consumidores porque, independentemente da quantidade de pães recebida, o consumidor receberá o que pediu em gramas, ou seja, se o peso dos pães variar de um estabelecimento para outro o cliente não será prejudicado", explica Antonio Pancieri, ouvidor do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

No ranking do Ipem-SP, levantamento mensal sobre os atendimentos feitos pela Ouvidoria do instituto, o pão e a balança costumam figurar nas primeiras posições entre os itens mais reclamados pelos cidadãos.

Publicidade

De acordo com as regras estabelecidas pela portaria do Inmetro, os estabelecimentos que vendem pãozinho devem manter a balança em local visível para o consumidor e o equipamento deve ter, no mínimo, divisão igual ou menor que cinco gramas, indicação do peso e do preço a pagar. No caso do pão embalado, é preciso ficar atento se o peso da embalagem está sendo descontado no final.

"Rotineiramente, o Ipem-SP tem conversado e alertado comerciantes, sindicatos e associações de panificadores sobre o prazo e condições para a adequação", destaca Pancieri. "Enquanto a nova portaria não entra em vigor, o instituto permanece fiscalizando e autuando comerciantes que vendem o pão por unidade com peso inferior a 50 gramas que, por enquanto, é pré-medido, ou seja, embalado e ou produzido com peso predeterminado sem que o consumidor tenha a oportunidade de presenciar a pesagem".

Ao final do prazo estabelecido pela portaria, publicada em 22 de junho no Diário Oficial da União, a venda do pãozinho por unidade fica proibida. "Com o tempo, a compra por peso passará a ser um hábito de todos os paulistas como já é em outros Estados", explica o ouvidor.

Para que a prática se consolide, no entanto, é muito importante que, no início do processo, as pessoas exijam o cumprimento das regras estabelecidas na legislação. "É preciso que a pesagem do produto sempre seja feita na frente do consumidor", destaca ele.

O instituto faz uma fiscalização sistemática durante todo o ano e quando o estabelecimento está em desacordo com o estabelecido pelas normas ele é autuado e tem um prazo de 15 dias para apresentar a defesa por escrito ao Ipem. Depois desse prazo, ele é comunicado da decisão do instituto, que pode ir de uma advertência a uma multa.

Publicidade

Consulta pública

O texto da portaria foi definido após consulta pública realizada entre março e maio deste ano por meio do site do Inmetro.

A maioria dos participantes (70,34%) decidiu que a melhor forma de venda para o pão de sal é por peso.

Cuidados na hora da compra

A modalidade de venda por peso deve ser informada de forma clara aos clientes nos estabelecimentos

Publicidade

O preço a ser pago por quilo deve ser indicado por meio de dígitos com, no mínimo, 5 centímetros de altura e deve ser fixado próximo ao balcão de venda dos pães

A balança a ser utilizada deve estar bem à vista do consumidor, ter divisão de no mínimo 5 gramas, indicação de peso e preço a pagar e precisa ser zerada antes da pesagem

O peso da embalagem deve ser descontado

O equipamento deve estar lacrado e apresentar o selo de verificação do Ipem

Em caso de irregularidades, o consumidor deve procurar a Ouvidoria do Ipem-SP pelos telefones 0800-0130-522 e 11-5085-2622 ou pelo e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br. Informações no site www.ipem.sp.gov.br.

Publicidade

>

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.