Pane telefônica: até o 190 ficou mudo em São Paulo durante a tempestade

RENATO CRUZ - O ESTADO DE S. PAULO

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Menos de duas semanas depois de a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter liberado a venda do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, a operadora sofreu nova pane. Dessa vez, foram os telefones fixos da Grande São Paulo, que começaram a apresentar problemas na manhã de ontem.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a empresa reconheceu os problemas entre as 11 horas e as 12h10. Mesmo assim, muita gente já reclamava antes desse período e continuou a queixar-se depois.

"A situação da rede de voz foi normalizada às 12h10, havendo situações de instabilidade localizadas em uma pequena parcela de clientes residenciais, serviços 0800 e alguns clientes empresariais", informou a empresa em comunicado. "As ações adotadas pela empresa produziram os efeitos esperados e os problemas localizados remanescentes estão sendo gradativamente resolvidos em um dia atípico de alta demanda pelos serviços de voz."

A pane afetou os números de serviços essenciais, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, e teve reflexo nas redes celulares, que ficaram congestionadas em alguns momentos e tiveram dificuldades para completar chamadas.

Em 9 de junho, a Telefônica enfrentou um caladão em seu serviço de telefonia, que deixou de funcionar em todo o Estado no início da manhã. Depois de uma hora e meia, os telefones começaram a retornar gradualmente. Naquela ocasião, houve clientes que enfrentaram instabilidade durante o dia todo.

Publicidade

A Telefônica não informou os motivos do problema de ontem, citando somente, em seu comunicado, "um conjunto de oscilações na rede de serviço de voz".

O engenheiro Virgilio Freire, ex-presidente da Vésper, empresa que concorria com a Telefônica, escreveu em seu blog que existem dois motivos prováveis para a pane: infiltração de água nos cabos subterrâneos e aéreos ou nas centrais. "Em ambos os casos, a causa está em instalação 'capenga', e na falta de manutenção preventiva", escreveu Freire. "Manutenção preventiva é um procedimento adotado por empresas de primeira linha no setor. A Telefônica evidentemente não adota essa prática."

Na avaliação da Anatel, a pane durou das 10h30 às 14 horas, mais do que disse a Telefônica, mas menos do que sentiram os clientes da operadora. Por meio de sua assessoria de imprensa, a agência informou que ainda está apurando o motivo do problema, as áreas afetadas e a quantidade de usuários prejudicados. A Anatel informou que os usuários serão ressarcidos pelo tempo em que o serviço ficou fora do ar.

As vendas do Speedy ficaram suspensas por dois meses por causa de panes recorrentes. Foram liberadas no fim do mês passado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.