Pagamento à vista. Negocie o desconto

PUBLICIDADE

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Maíra Teixeira

PUBLICIDADE

A oferta na vitrine anuncia 5 vezes sem juros. Mas para o consumidor que quer comprar à vista e, ser beneficiado por isso, a situação é outra. Hoje, está ficando quase impossível conseguir desconto em pagamentos à vista. A desculpa do vendedor é sempre a mesma. O preço à vista não tem desconto porque o preço a prazo não tem juros embutidos.

Segundo Fernando Scalzilli, advogado especializado em direito do consumidor da Pró Consumer, na teoria, quem paga à vista sempre tem direito ao desconto."O problema é que na prática nem sempre isso é possível. Em todo pagamento a prazo se pressupõe que há juros embutidos. Essa briga dos consumidores vem de longa data", afirma. Para ele, a grande dificuldade é o consumidor provar que esses juros existem e, assim, exigir o devido desconto.

"O artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor obriga o fornecedor (vendedor ou prestador de serviço) a dar desconto para quem faz o pagamento à vista." De acordo com Scalzilli, a cobrança dos juros possibilita que o fornecedor não tenha prejuízo ao parcelar o pagamento."Portanto, quando o produto ou serviço é quitado à vista torna-se desnecessária a cobrança dos juros porque não há ônus administrativo."

Publicidade

Negocie

Para tentar driblar esse problema, o advogado aconselha uma velha prática: a barganha. "Nas grandes redes costuma-se cobrir a oferta do concorrente. Nesse caso o consumidor pode dizer que vai comprar em outra loja porque não estão dando o desconto devido. Mas não há garantias de que fazendo isso o consumidor terá o desconto."

Além da barganha, outra forma de não pagar pelos juros escondidos é investir o valor do preço à vista em algum fundo de renda fixa, sem riscos como a poupança, por exemplo."Aplicando o valor total, que se pagaria à vista, os rendimentos pagarão os juros e todo mês o consumidor vai ao banco, saca a quantia e paga. Quando for quitar vai ter gasto o valor do pagamento à vista, mesmo pagando a prazo."

Nas pequenas lojas dá para se empregar outra tática. "Como há uma cobrança administrativa para uso de cartões de débito e de crédito, a pessoa deve oferecer o dinheiro 'vivo' e pedir desconto, pois a loja não terá esse encargo."

>

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.