Ovo de Páscoa: número não vale nada

Marcelo Moreira

22 de março de 2012 | 06h59

Saulo Luz

Como a proximidade da Páscoa, muitos consumidores já estão correndo aos supermercados para garantir seus ovos de chocolate e comprar a guloseima para presentear amigos e familiares. Mas é importante o consumidor prestar atenção no peso dos ovos (e não na numeração indicada na embalagem) se não quiser correr risco de levar prejuízo. Isso porque ovos do mesmo “número” podem ter diferenças de até 25% na quantidade de chocolate.

O alerta é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumido (Idec) que pesquisou as diversas opções de ovos de Páscoa no mercado e constatou que os ovos de Páscoa são numerados de acordo com o critério individual de cada fabricante, sem uma relação direta com a quantidade de chocolate que o produto possui.

“Essa numeração dos ovos não representa absolutamente nada e não agrega nenhuma informação que possa ajudar a escolha do consumidor. Pelo contrário, induz o consumidor a erro”, diz Karina Alfano, gerente de relacionamento com o associado do Idec. “Se o consumidor compara dois ovos do mesmo número, escolhe o mais barato. Mas pode estar pagando mais caro, porque o peso pode ser bem diferente.”

O levantamento considerou as três principais marcas (Nestlé, Garoto e Lacta), sendo dois tipos de ovos de cada uma delas, em quatro tamanhos (12, 15, 20 e 21), todos ao leite. Nos ovos de tamanho 12, por exemplo, a diferença de peso chega a 20 gramas (Nestlé Classic com 100g e Lacta ao Leite com 120g).

Já nos ovos de tamanho 15, a diferença chega a 44 gramas: Lacta ao Leite com 196g, Garoto Batom com 210g, Garoto Clássicos e Nestlé Especialidades com 215g e Nestlé Classic com 240g). Já nos ovos de tamanho 21 a diferença foi de 20g (Nestlé Classic com 480g e Lacta ao Leite com 500g).

A maior diferença foi nos ovos de número 20: O Garoto Batom pesava 300g, os dois da lata Lacta (Ao Leite e Grandes Sucessos) pesavam 345g. Já o Nestlé Especialidades pesava 375g. “Uma variação de 75g, que representa diferença de 25% na quantidade de chocolate num ovo da mesma numeração. Isso é absurdo!”, diz Karina.

Procuradas, as empresas responderam com nota da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), dizendo que numeração dos ovos de Páscoa é padronizada e diz respeito a altura da forma do ovo.

Um produto número 9, por exemplo, é produzido em uma forma de 9 cm e assim sucessivamente. Como o peso do ovo é medido de acordo com quantidade de chocolate utilizada na forma e a soma dos bombons no recheio, é possível encontrar ovos de um mesmo número, mas com pesos diferentes.

O Idec, porém, discorda do argumento, pois até ovos de páscoa que não tem formato oval seguem os números – como o Batom, que tem o número 20. Outro fator que chamou a atenção foi a diferença no peso de ovos com a mesma numeração da mesma marca.

Foi detectada uma variação de 11% no peso (25g), como o exemplo dos ovos número 15 da Nestlé: Especialidades com 215 gramas e Nestlé Classic com 240 gramas. Já nos ovos número 15 da Garoto a diferença foi de 5g (Batom com 210g e Clássicos com 215g). “É bom lembrar que o peso informado tem que ser do chocolate e não contar os brindes”, diz Karina.

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