O que o consumidor pode esperar do novo Congresso

Parlamentares ue assumem em janeiro terão pela frente mais de 500 projetos que sugerem a alteração do Código de Defesa do Consumidor (CDC), muitos dos quais parados há anos à espera de análise das comissões temáticas

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Lígia Tuon

PUBLICIDADE

O consumidor elegeu um novo Congresso Nacional e tem um motivo para ficar feliz e outro para ficar triste em relação às causas que lhes dizem respeito. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) , são mais de 500 projetos de lei em tramitação, que sugerem mudanças no Código de Defesa do Consumidor.

A parte boa é que os parlamentares estão preocupados com os direitos de quem consome. A parte ruim é que os projetos demoram para ser aprovados e nem sempre beneficiam o consumidor.

Um dos mais antigos é o Projeto 2.444/2000, que determina um período mínimo de dez anos para oferta de peças de reposição no mercado, está desde 2000 em tramitação e, agora, aguarda votação da Comissão de Constituição e Justiça para virar lei.

Se aprovado, facilitará a vida de gente como o militar Roberto Barros da Silva, que ficou dois anos e meio esperando o conserto de um aparelho de DVD, atrasado por causa da falta de peças.

Publicidade

"O produto quebrou depois de sete meses de uso. Liguei para a empresa insistentemente após deixá-lo em uma assistência autorizada, mas, depois de quatro meses, desisti", conta ele que, após muitos transtornos, recebeu o valor pago no produto de volta, mas sem correção monetária.

"Hoje, a tecnologia avança rápido e as empresas renovam seus produtos no mercado com muita velocidade, estimulando o consumidor a comprar um item mais moderno em vez de levá-lo para o conserto", comenta o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), autor do projeto. "O fabricante tem de facilitar o conserto, colocando à disposição peças no mercado por um período correspondente à durabilidade do produto."

Outro projeto de lei, sugerido neste ano na Câmara dos Deputados, é o 7.066/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de laboratórios, hospitais e clínicas odontológicas credenciarem, no mínimo, três convênios de planos de saúde.

"O CDC inaugurou uma relação na qual o consumidor passou a ser tratado como protagonista da relação comercial. Mas precisa ser constantemente atualizado", defende o deputado autor da lei e membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor, Paulo Pimenta (PT-RS). O PL aguarda aprovação na comissão para depois ser votado em plenário.

Pimenta também é autor do projeto Lei Cidadão Digital, que combate a burocracia no Congresso Nacional, permitindo o encaminhamento de projetos de iniciativa popular pela internet. "Há um distanciamento entre a pauta real da sociedade e as respostas que surgem na Câmara."

Publicidade

Já a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) defende o Projeto 4.840/2009, que sugere a criação de uma tarifa social de energia, menor, para a população de baixa renda. "É importante que isso seja feito por lei. Não existe nenhuma orientação da agência reguladora do setor nesse sentido", defende o advogado da Proteste Frederico Almeida.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

 Ele destaca ainda que, apesar de não existir um prazo legal para que os projetos sejam votados, pode haver uma pressão da sociedade e uma maior vontade política. "Apesar de o momento de eleição prejudicar o andamento dos projetos, porque o Congresso fica paralisado, a nossa esperança é que com a renovação da Câmara e a retomada do exercício legislativo, esse seja um momento oportuno para essa mudança."

 Entre os projetos acompanhados pelo Procon-SP, está o 529, de 2008, que obriga as dez primeiras empresas alvo de mais reclamações a afixar, anualmente, em todas as suas dependências e em local visível ao público, cartaz que tenha o nome fantasia, razão social, número de reclamações atendidas e não atendidas. Este projeto está esperando para ser encaminhado à ordem do dia.

O órgão também apoia o Projeto 0001/2009, que dispõe sobre a criação do Procon Municipal de São Paulo. "Para o Procon-SP, órgão estadual, é muito importante a criação de um órgão municipal para atender à crescente demanda de reclamações na capital."

O projeto está na Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara Municipal, onde foi requerida realização de audiência pública", afirmou o órgão em nota.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.