Novo diretor do Procon-SP pode ser anunciado amanhã

Colunista do JT Josué Rios diz que o nome do novo diretor pode sair nesta sexta-feira, quando a secretária de Justiça, Eloisa Arruda, receberá do Conselho Curador do órgão uma lista com três nomes para escolher o substituto de Roberto Pfeiffer

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

 Josué Rios - colunista do Jornal da Tarde 

PUBLICIDADE

Nunca os consumidores e funcionários do Procon esperaram com tanta ansiedade a designação do novo diretor do Procon-SP, que irá substituir Roberto Pfeiffer. Este se despediu do cargo há uma semana, após ter dirigido o órgão por quatro anos (o mandato de diretor é de dois anos, mas Pfeiffer foi mantido no cargo por dois períodos consecutivos).

A gestão de Pfeiffer foi o continuismo do marasmo de direções anteriores do Procon, nos últimos anos - período modorrento  que todos esperam tenha chegado ao fim. Isso, é claro, se a nova Secretária da Justiça do governo Alckmin, Eloisa Arruda, apresentar para exercer o  cargo vago um nome capaz de resgatar o dinamismo, a racionalidade e a boa atuação do Procon, que os consumidores merecem.

De acordo com a Lei 9.192/95, que trata da estrutura do órgão, o seu Diretor Executivo, é escolhido pelo Governador do Estado, entre os membros de uma lista tríplice, elaborada e encaminhada pelo Conselho Curador da instituição. Mas, na prática,  os membros do Conselho Curador, relegados a um papel decorativo, omitem-se e não discutem a lista tríplice, e tanto esta como o próprio nome do diretor acabam ficando a cargo do secretário (ou secretária) da Justiça, o que não deverá ser diferente desta vez.

E a reunião do Conselho Curador, que irá dizer amém à escolha da secretária da Justiça, Eloisa Arruda, ocorrerá amanhã, quando  se saberá os  nomes da referida listra tríplice, bem como o nome daquele que irá chefiar o Procon pelos próximo dois anos - com a possibilidade de permanência no cargo por igual período.

Publicidade

Nos corredores do Procon, e também entre aqueles que esperam melhorias na instituição, há esperança de que a nova Secretária de Justiça dê mais atenção ao órgão, tanto no que diz respeito  à escolha de um bom diretor, como em relação a exigir deste maior eficiência no serviço prestados aos consumidores, além melhorar as condições salariais e funcionais dos servidores, há muito tempo insatisfeitos.

No passado, tudo o que acontecia de errado com o consumidor era comum se dizer: "Recorra ao Procon", como sinônimo de um órgão que impunha respeito e temor aos maus fornecedores. Hoje, muitas empresas  riem quando o consumidor diz que vai recorrer ao Procon.

Por exemplo, pense-se na Lei de Entrega, que visava pôr fim aos atrasos e incertezas na entrega de produtos, e que virou um vexame em matéria de descumprimento pelos fornecedores, tanto que, praticamente, virou letra morta já no primeiro ano de vigência.

Sem contar a legislação do SAC, também descumprida abertamente, além de abusos dos planos de saúde, cartão de crédito, defeitos em carros novos e aparelhos de celular, entre outros, que infernizam a vida do consumidor, como se os fornecedores vivesse num mundo sem lei e sem Procon.

Este estado de coisas precisa mudar - e aproveito para listar, a seguir,  algumas sugestões ao novo diretor, para um Procon melhor. 

Publicidade

Primeiro, deve-se  substituir um órgão "multador," com a finalidade apenas de arrecadar, por um Procon que prestigie a linha educativa e de mobilização dos consumidores, inclusive apoiando a organização destes, em suas iniciativas autônomas e independentes.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

 Em segundo lugar,  não se deve punir as empresas antes de dar a elas a oportunidade de diálogo, momento em que todos os esforços devem ser feitos para a obtenção de acordos que viabilizem soluções coletivas para as demandas dos consumidores, evitando-se a pulverização do tratamento individualizado de queixas, quando estas comprovam a existência de  lesões iguais e repetidas.

Até mesmo porque é  inadmissível que a empresa que seja flagrada violando o direito de um consumidor (mesmo que resolva a reclamação individual deste), possa continuar lesando todos os demais que enfrentam o mesmo tipo de problema. E  sabe-se o quanto é irracional exaurir   as energias e a força de trabalho da Instituição com a tratamento individualizado de um oceano de reclamações repetidas ( lesões em massa, demandam soluções em massa).

Se as  empresas somente forem punidas após serem esgotadas as oportunidades de acordo, e diante da clara persistência delas em continuarem lesando os consumidores, as punições, nesse contexto, serão mais legitimadas pela opinião pública, e diminui a chance de serem  derrubá-las na Justiça, como costuma ocorrer.

Mais: as sanções  para os casos mais graves e repetidos não podem se resumir a multas, e  devem ser bem  articuladas, tanto internamente como com outros órgãos e entidades de consumidores (as iniciativas rançosas e autoritárias dos chefetes da fiscalização, que em geral acham-se superiores aos demais funcionário, devem ser contidas).

Publicidade

Também é necessário que seja revisto o critério para a definição das reclamações que comporão o ranking  anualmente divulgado pelo órgão, a fim de todas as queixas "fundamentadas" sejam incluídas neste. Hoje, quando a empresa resolve a reclamação na fase inicial desta, a queixa fica fora do ranking. 

Finalmente,  o órgão deve convidar todo e qualquer  consumidor que recorrer à instituição a se manifestar sobre a qualidade do serviço prestado, e deve tornar público o balanço dessa avaliação do "cliente," além de dar retorno ao próprio reclamante. Um órgão de defesa do consumidor deve dar exemplo desse procedimento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.