Não recebeu o boleto? Ligue já!

Marcelo Moreira

23 de julho de 2008 | 16h08

Os consumidores que têm contas a vencer nos próximos dias ou não receberam boletos que deveriam ser pagos ao longo de julho devem entrar em contato com as empresas o quanto antes, por telefone ou internet e verificar a melhor forma de quitar as pendências.

De acordo com a Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP), é tarefa do consumidor comunicar a empresa credora do não recebimento do boleto, carnê ou qualquer documento para pagamento da dívida.
Empresas como Eletropaulo e Telefônica permitem a impressão da 2ª via das contas em seus sites na internet. Os endereços são www.eletropaulo.com.br e www.telefonica.com.br.

Pais que têm filhos em escolas de educação infantil ou de nível fundamental e ainda não têm o documento em mãos devem entrar em contato com o estabelecimento, por telefone, para verificar a maneira de fazer o pagamento.

A recomendação é de José Augusto Lourenço, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, que representa o segmento. Segundo ele, conforme o estabelecimento, o pagamento pode ser efetuado por depósito bancário. “Orientamos as escolas a poupar o máximo de trabalho às famílias, mas, quanto a suspender multas ou juros, não há recomendação.

O Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semeesp) recomenda o mesmo aos universitários e lembra que algumas escolas permitem a impressão de 2ª via pela internet.

COMO PROCEDER

CONTAS DE CONSUMO

  • Segundo o Procon, cabe ao
    consumidor avisar o não recebimento de boleto e solicitar a segunda via
  • ESCOLAS PARTICULARES

  • O consumidor deve telefonar ao estabelecimento de ensino e se informar sobre a melhor forma de efetuar o pagamento
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