PUBLICIDADE

Mantenha as instalações em bom estado

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Aiana Freitas

PUBLICIDADE

Manter as instalações de energia de casa em boas condições é fundamental. Por dois motivos: primeiro, porque assim o consumidor protege sua residência de acidentes, como curtos-circuitos. Depois, porque assim também é possível evitar o desperdício de energia.

Se existe um vazamento de gás de cozinha, ele é detectado com facilidade, porque o cheiro se espalha pela casa. Com a energia elétrica também pode ocorrer uma espécie de "vazamento", a chamada fuga de energia. A diferença é que esse vazamento não será visível nem dará outros sinais para que possa ser identificado, como exalar cheiro forte ou provocar algum barulho.

O desperdício de energia elétrica por fuga pode ocorrer por diversos motivos. "Uma das causas pode ser a existência de fios com emendas malfeitas ou desencapados", explica o gerente de eficiência energética da AES Eletropaulo, Marcelo Sidogoli. Além disso, fios mal dimensionados ou com isolamento desgastado pelo tempo e eletrodomésticos com defeito também podem provocar a fuga de energia. Apesar de o problema não ser visível, porém, é possível identificá-lo fazendo um teste simples (confira o passo a passo no quadro abaixo).

Publicidade

As ligações elétricas podem causar ainda outros acidentes - que, vale saber, também podem ser facilmente evitados. Para isso, basta que o consumidor tome alguns cuidados simples, como desligar os disjuntores e a chave geral quando for fazer algum reparo na instalação da casa, por exemplo, e não ligar mais do que um aparelho na mesma tomada - é aconselhável evitar o uso dos benjamins. Usar protetores nas tomadas, especialmente se há crianças na residência, é outra dica dada pelo gerente de projetos especiais da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Luiz Carlos de Barros. "O consumidor não deve também usar equipamentos elétricos próximos da água ou quando estiver tomando banho", completa.

Entre outras orientações dadas pelas concessionárias estão ainda a de que não se deve também, nunca, mexer no interior de televisores, mesmo desligados; tocar na parte metálica das lâmpadas; ou colocar facas, garfos ou outros objetos de metal dentro de aparelhos elétricos ligados.

Por fim, sempre que houver desconfiança de que existe algum tipo de problema com a fiação ou com os eletrodomésticos, o consumidor deve procurar ajuda de um profissional, como orienta Sidogoli. "Por questão de segurança, não se deve nunca mexer nas instalações", alerta o gerente da Eletropaulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.