PUBLICIDADE

IPVA começa a ser pago no dia 9 de janeiro

Por Marcelo Moreira
Atualização:

LUCIELE VELLUTO - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

Nas próximas semanas, proprietários de automóveis começarão a receber o boleto para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que terá o primeiro dia de vencimento no dia 9 de janeiro.

O desconto é o mesmo dos outros anos: 3% para quem pagar à vista. As alíquotas também foram mantidas. Os veículos a gasolina pagam 4% do valor venal do veículo, bicombustível 4%, picapes de cabine dupla 4%, os a álcool 3%, a gás 3%, utilitários, ônibus e outros 2%, e caminhões 1,5%.

Além da opção do pagamento em uma única parcela e com desconto, há também a alternativa de pagar de uma vez em fevereiro sem desconto ou parcelado em três vezes, de janeiro a março.

Para saber o valor do imposto a ser pago, o contribuinte pode consultar o site www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet. É preciso digitar o código do IPVA que consta no documento do veículo e ano de fabricação. Com o valor apresentado, o interessado precisa apenas aplicar a alíquota para o imposto.

Publicidade

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade de São Paulo terá reajuste de 6% no próximo ano. O valor definido para o aumento ficou acima do ano passado, quando a correção aplicada foi de 4%.

Para quem optar pelo pagamento em parcela única, haverá o desconto do reajuste, ou seja, 6%. Também há a opção de pagamento em dez vezes, com o limite mínimo de R$ 20 por mês.

O reajuste é calculado sobre o valor do m² do imóvel, o que, segundo a Secretaria Municipal de Finanças, poderá fazer com que o aumento do imposto total fique abaixo de 6%.

Para o IPTU, que pediu a Nota Fiscal Eletrônica para prestadores de serviço poderá ter descontos que chegar a até 50%do valor do imposto. Já o IPVA, os créditos acumulados com a Nota Fiscal Paulista podem ser abatidos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.