Imposto de renda: restituição a partir de junho

PAULO DARCIE - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

A Receita Federal divulgou ontem as datas de liberação dos lotes de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2009, (ano-base 2008) e o primeiro lote sai já no dia 15 de junho.

PUBLICIDADE

Nesse ano, 25,5 milhões de contribuintes acertaram as contas com o Leão. A devolução do imposto recolhido a mais vai seguir programação semelhante às adotadas nos anos anteriores: serão sete lotes de restituição, liberados mais ou menos no meio de cada mês, desde junho até dezembro.

No ano passado, quando 24,5 mil contribuintes declararam o IR, 1,37 milhão receberam o dinheiro no primeiro lote que, em respeito ao Estatuto do Idoso, a contempla principalmente contribuintes com mais de 60 anos. Uma semana antes da data, no entanto, a Receita vai liberar a consulta pelo site.

Depois dos idosos, a prioridade na fila será de quem foi mais rápido e entregou a declaração logo no começo do prazo, que terminou no dia 30 de março. Dentro desse grupo, saem primeiro as restituições de quem entregou pela internet, depois as dos que optaram pelo disquete e, por último, quem usou o formulário de papel para entregar seu acerto de contas nas agências bancárias ou dos Correios.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.